Buscar

Como ocorre a reprodução dos vírus?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Virus não se reproduzem, replicam. O ciclo de replicação viral varia de espécie para espécie, mas segue seis passos básicos: adsorção, penetração, desnudamento, biossíntese, morfogênese e liberação.

 

1. Adsorção: Essa etapa consiste na interação vírion­célula hospedeira. As partículas virais colidem ao acaso com sítios específicos na superfície celular e se ligam aos receptores, que são diferentes para diferentes vírus. A presença ou ausência de receptores desempenham importante papel no tropismo celular e na patogenia viral, porque nem todas as células dos hospedeiros expressam esses receptores, não se tornando susceptíveis à infecção.

2. Penetração: Após o reconhecimento dos receptores e a formação de ligações irreversíveis entre vírus­célula, o próximo passo na infecção é a entrada de todo ou parte do vírion na célula hospedeira. Existem quatro mecanismos básicos de penetração: injeção do ácido nucléico, endocitose mediada por receptores, fusão do envelope viral e translocação (penetração total da partícula viral através da membrana citoplasmática).

3. Desnudamento: Processo mecânico de separação do ácido nucléico viral dos outros componentes do vírion. Esse processo varia de vírus para vírus, mas exige sempre enzimas para degradar as proteínas do capsídio viral. Neste estágio há perda de infecciosidade do vírus original.

 

4. Biossíntese: Nesta etapa ocorre a duplicação do material genético viral, consistindo na transcrição de RNAm específicos a partir do ácido nucléico. Durante a replicação viral, todas as macromoléculas específicas do vírus são sintetizadas em uma seqüência altamente organizada.

5. Morfogênese: Etapa de formação da nova progênie viral. O genoma viral recémsintetizado e polipeptídios do capsídio se unem espontaneamente.

6. Liberação: Após o processo de maturação viral, os vírus não envelopados podem se acumular nas células hospedeiras e esta eventualmente podem sofrer lise e liberar as partículas virais. Nos vírus envelopados, o processo de maturação termina com o brotamento das partículas virais.

Os ciclos replicativos dos vírus variam de acordo a duração, o local da multiplicação, o destino da célula infectada (ciclo lítico ou não) e a produtividade viral. Vírus como os picornavírus levam de 6­8h para se multiplicarem, enquanto os herpesvírus podem levar até 40h. Os vírus apresentam tropismo celular devido à presença de receptores específicos na superfície celular, limitando dessa forma seu local de multiplicação. Por exemplo, o HIV tem tropismo por células com receptor CD4+, não infectando hemácias, que não possuem esse receptor, já o vírus da raiva tem tropismo por células neurais que expressam receptores de acetilcolona, não sendo encontrados em células epiteliais.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais