Buscar

Alguém poderia me explicar o Art. 312 do cc ?? Com exemplos. Por favor

💡 1 Resposta

User badge image

Pâmela Pires

Art. 312. Se o devedor pagar ao credor, apesar de intimado da penhora feita sobre o crédito, ou da impugnação a ele oposta por terceiros, o pagamento não valerá contra estes, que poderão constranger o devedor a pagar de novo, ficando-lhe ressalvado o regresso contra o credor.

Por exemplo, A deve para B uma certa quantia em dinheiro.

B é executado para pagar uma dívida para C e o juiz determina a penhora, como B não tem nenhum bem, ele determina a penhora do crédito que B tem em face de A.

Então A é intimado que o valor que ele deve para B (crédito), está sob penhora.

Por estar sob penhora, este crédito já não é mais devido a B, e sim a C, este é o credor de B, o qual entrou com a ação de execução contra B. (o pagamento será em Juízo).

 

Se A, mesmo sendo intimado da penhora, pagar a B, ele poderá ser constrangido a pagar NOVAMENTE, tendo em vista que "quem paga mal paga duas vezes". A neste caso poderá entrar com a ação de regresso contra B, para poder receber de volta aquilo que pagou indevidamente.

 

65
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas