Buscar

Distinção da responsabilidade civil objetiva e subjetiva?

💡 1 Resposta

User badge image

Dr Harvey

A responsabilidade civil constitui-se em uma obrigação de reparar o dano causado por quem o comete, em favor de quem o suporta, assim, trata-se de uma obrigação civil, a obrigação de reparar o dano.

Desta forma, existe uma distinção  entre a responsabilidade subjetiva e objetiva, ao qual, a subjetiva é constituída de 4 elementos, eles são conduta comissiva ou omissiva, em que esta conduta possua culpa "latu sensu"(culpa ou dolo), além de nexo de causalidade entre a conduta e o útilmo elemento que é o resultado dano.

Já a responsabilidade civil objetiva, assim é denominada pela ausência do elemento vontade, se afirma na desconsideração do íntimo do sujeito. Essa forma de responsabilidade civil decorre de uma evolução doutrinária, em que adotou a teoria do risco, por motivo desta a obrigação de reparar o dano surge em virtude do risco da atividade do sujeito que origina o dano. Esse risco pode ser proveito, risco profissional, risco excepcional, risco criado e risco integral, ao quais são as modalidades abordadas na teoria do risco, desta forma a responsabilidade objetiva será formada por apenas 3 elementos, que são conduta, com nexo de causalidade com resultado dano.

Assim, obeserva-se que o elemento subjetivo é suprimido, de forma que não é necessário comprovar a culpa do agente para que este tenha a obrigação de reparar o dano, pois é uma forma objetiva da responsabilidade civil.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais