Buscar

O que é jusnaturalismo ?

💡 3 Respostas

User badge image

Rodrigo Estevam

Jus:direito

Naturalismo:natural

Direito Natural:É considerado como direito justo por natureza,que independe da vontade do legislador,sendo derivado da natureza humana(jusnaturalismo) ou dos principios da razão(jusracionalismo) e sempre presente na consciência dos homens.

4
Dislike0
User badge image

Alyne Lima

Complementando a excelente resposta do colega Rodrigo: critério subjetivo – atribui-se validade às normas positivas a partir de uma relação de concordância dos conteúdos das normas com um sistema de normas transcendentais (Direito Natural). O jusnaturalismo prescreve sua teoria e prescreve seu objeto.

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Massaro, o jusnaturalismo, ou o direito natural, é a corrente de pensamento jurídico-filosófica que pressupõe a existência de uma norma de conduta intersubjetiva universalmente válida e imutável, fundada sobre a peculiar ideia da natureza preexistente em qualquer forma de direito positivo, que possa formar o melhor ordenamento possível para regular a sociedade humana, principalmente no que se refere aos conflitos entre os Estados, governos e suas populações.

Segundo o filósofo Nicola Abbagnano, "o direito positivo nunca se adéqua completamente a lei natural, porque o direito positivo contém elementos variáveis e mutáveis em todo o lugar e em todo o tempo, portanto, segundo esta corrente de pensamento, as normas de direito positivo seriam realizações imperfeitas que apenas se aproximariam das normas do direito natural".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais