Buscar

psicologia

O processo de industrialização característico do final do século XIX influenciou o surgimento da Psicologia Organizacional na medida em que havia a demanda crescente da aplicação da Psicologia na solução de problemas dentro das organizações (SPECTOR, 2010). Podemos dizer que a Psicologia Organizacional tem como principal interesse:

 
   

nas políticas e práticas relacionadas à estratégia da organização

   

A compreensão e o trato com os processos psicossociais

   

A relação entre a ação humana e a organização como um todo

   

As interações entre o comportamento humano e o trabalho

   

nas práticas e interações entre o comportamento das pessoas

 

💡 4 Respostas

User badge image

Andressa Frós

A relação entre a ação humana e a organização como um todo

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Temos que a relação entre a ação humana e a organização como um todo. A psicologia do trabalho e das organizações ou psicologia organizacional é uma ciência aplicada pertencente à psicologia, que é responsável por estudar o comportamento do ser humano no mundo do trabalho e das organizações, nos níveis individual, grupal e organizacional. A psicologia do trabalho e das organizações é uma área especializada da psicologia cujos antecedentes imediatos são a psicologia industrial e a psicologia social.

É uma disciplina científica que estuda o comportamento do ser humano e suas experiências no contexto de trabalho e organizaçãode uma perspectiva individual, de grupo e organizacional. Seu objetivo é descrever, explicar e prever esses comportamentos, mas também resolver problemas concretos que aparecem nesses contextos. Seu objetivo principal é resumido em dois: melhorar o desempenho e a produtividade, bem como melhorar o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida no trabalho dos funcionários no trabalho.

Dessa forma, a psicologia do trabalho e das organizações procura conhecer, descrever, avaliar e diagnosticar diferentes aspectos da organização, como sua estrutura, clima, cultura, sistemas e processos sociais. Nos processos sociais é importante destacar o poder, influência, cultura, direção e negociação, que reúnem o social e o organizacional dentro da entidade organizacional, como aspectos em que a psicologia organizacional está interessada.

Além disso, embora haja uma estreita relação entre a psicologia do trabalho e a das organizações, também existem algumas diferenças. Por seu turno, a psicologia do trabalho, está preocupado com a atividade específica de cada trabalhador e está mais interessado no tipo de tarefas que ele tem, o ambiente de trabalho, horários de trabalho, carga de trabalho, conflitos de papéis, a síndrome de Desgaste profissional ou queimar e erro do trabalhador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais