Buscar

alguém já resolveu o simulado de estatistica ?

1.

Amplitude de variação ou amplitude total é a diferença entre o maior e menor valor observado. No caso de dados agrupados, a amplitude total é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira classe. Variância: é a média aritmética do quadrado das discrepâncias (desvios de cada valor bruto em torno da média aritmética de todos os valores). Conceitue Desvio padrão e Coeficiente de variação.

Quest.: 1
 

 

2.
A estatística é conhecida como a ciência que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. A estatística pode ser aplicada a diversas situações. Diante do que você viu sobre sua aplicação, relate pelo menos duas aplicações dessa disciplina.
Quest.: 2
 

 

3.

Considere uma amostra representativa para se efetuar uma pesquisa sobre a preferencia de estilo musical de noventa alunos de uma escola.

Suponha que dos noventa alunos, 21 sejam rapazes e 69 sejam moças.

Obter uma amostra proporcional estratificada (10% da população).

Explique o procedimento de escolha.

Quest.: 3
 

 

4.

Considere uma amostra representativa para se efetuar uma pesquisa sobre a preferencia de estilo musical de noventa alunos de uma escola.

Suponha que dos noventa alunos, 72 sejam rapazes e 18 sejam moças.

Obter uma amostra proporcional estratificada (10% da população).

Explique o procedimento de escolha.

Quest.: 4
 

 

5.
Parâmetros são valores fixos obtidos de população e estimativas são valores variáveis obtidos de amostras. Em um determinado nosocômio (hospital), o gestor verificou que no ano de 2013 foram consumidos 50.000 frascos de soro fisiológico, sendo que no mês de junho o consumo foi 5.200 frascos. Além disto, foram consumidas 45.000 seringas descartáveis nesse ano, mas no mês de agosto o consumo foi de 3.750 seringas. Assim, os valores 50.000, 5.200, 45.000, 3.750 em relação ao ano de 2013 são correspondentes a:
Quest.: 5
parâmetro, parâmetro, estimativa, estimativa
parâmetro, estimativa, parâmetro, estimativa
estimativa, parâmetro, estimativa, parâmetro
estimativa, estimativa, parâmetro, parâmetro
parâmetro, estimativa, estimativa, parâmetro

 

6.
Parâmetros são valores obtidos de uma população e estimativas (estatísticas) são valores obtidos de amostras. Assim, para a eleição de governador de um estado, o Ibope fez 3 pesquisas obtendo-se para o candidato A os percentuais de 60%, 63% e 62%. No dia da eleição, o candidato A obteve 61,5%. Os valores 63%, 61,5% e 60% são, respectivamente:
Quest.: 6
estimativa, parâmetro, estimativa
Parâmetro, estimativa, estimativa
Parâmetro, estimativa, parâmetro
Parâmetro, parâmetro, parâmetro
estimativa, estimativa, parâmetro

 

7.

A variável   "quantidade de filhos de um casal"  é uma variável

Quest.: 7
Quantitativa continua
Qualitativa
Qualitativa discreta
Qualitativa continua
Quantitativa discreta

 

8.
Raramente se pode trabalhar com a população e assim trabalha-se com parte dela que seja representativa. Esta parte é denominada amostra e existem diversos tipos de amostras, sendo as mais comuns: (a) casualizada, randômica ou aleatória (quando todos elementos da população têm a mesma oportunidade de participar da amostra - geralmente obtém-se os elementos via sorteio), (b) sistemática (quando os elementos são escolhidos por um intervalo de tempo ou espaço - por exemplo, de 20 em vinte pacientes ou de 10 em 10 minutos são retirados os elementos da população para comporem a amostra), (c) estratificada (divide-se a população em estratos e dentro de cada estrato retira-se uma certa quantidade de elementos), (d) estratificada proporcional (quando adota-se a estratificação mas a retirada dos elementos é proporcional ao tamanho de cada estrato), (e) por conglomerado (divide-se a população em estratos, sorteia-se um ou mais estratos e trabalha-se com os elementos dos estratos sorteados), (f) por conveniência (quando se adota um processo prático e coneniente para a obtenção dos dados). o processo de obtenção de amostras denomina-se amostragem. Um médico cardiologista deseja fazer uma pesquisa sobre os efeitos colaterais de um determinado medicamento. Assim, escolhe como amostra os seus pacientes. Este tipo de amostragem é:
Quest.: 8
Por conglomerados
Aleatória
Por conveniência
Sistemática
Estratificada

 

9.
A variável  "cor dos olhos"  é uma variável
Quest.: 9
Qualitativa discreta
Qualitativa
Quantitativa continua
Qualitativa continua
Quantitativa discreta

 

10.
Parâmetros são valores fixos obtidos de população e estimativas são valores variáveis obtidos de amostras. Em um determinado nosocômio (hospital), o gestor verificou que no mês de janeiro, fevereiro e março de 2013 foram realizados 1.500, 1400 e 1.600 exames de sangue, respectivamente, e por meio desses valores projetou 18.000 exames de sangue para todo o ano de 2013. No entanto, em janeiro de 2014, ao fazer um levantamento dos exames de sangue realizados em 2013, constatou que foram realizados 17.580 exames. Assim, os valores 17.580, 1.500, 1.400, 1.600 são, respectivamente, correspondentes a:
Quest.: 10
parâmetro, estimativa, parâmetro, estimativa
estimativa, parâmetro, parâmetro, parâmetro
estimativa, estimativa, estimativa, estimativa
parâmetro, estimativa, estimativa, estimativa
parâmetro, parâmetro, parâmetro, parâmetro

 

11.

Considere a seguinte afirmativa referente a uma determinada pesquisa estatística: O estudo de assinantes norte americanos do Business Week de 1996 coletou dados de uma amostra de 2.861 assinantes. Dos que responderam, 59% indicaram que sua renda anual era de UR$ 75.000 ou mais e 50% disseram ter o cartão de crédito American Express.

Levando-se em consideração os conceitos de Estatística e os dados obtidos pela pesquisa acima, é SOMENTE CORRETOafirmar que

(I) A população neste estudo são os assinantes que responderam a pesquisa.

(II) A renda anual é uma variável quantitativa.

(III) Os valores numéricos 2.861 e U$75.000 dizem respeito ao ramo descritivo da Estatística.  

Quest.: 11
(II) e (III)
(I), (II) e (III)
(I) e (II)
(I) , (II) e (III)
(I) e (III)

 

12.
Parâmetros são valores fixos obtidos de população e estimativas são valores variáveis obtidos de amostras. Em um determinado nosocômio (hospital), o gestor verificou que no mês de janeiro, fevereiro e março de 2013 foram consumidos 5.000, 4.800 e 5.200 frascos de soro fisiológico, respectivamente. Assim sendo, o gestor desse hospital resolveu aproveitar uma promoção e comprou 45.000 frascos de soro fisiológico, projetando um consumo anual de 60.000 frascos. No mês de fevereiro de 2014, ao fazer um balancete, verificou que foram consumidos 59.450 frascos em 2014. Baseando nesses valores, pode-se afirmar que 5.000, 4.800, 5.200, 59.450 são respectivamente, correspondentes a:
Quest.: 12
estimativa, estimativa, estimativa, parâmetro
estimativa, estimativa, parâmetro, estimativa
parâmetro, parâmetro, parâmetro, estimativa
estimativa, estimativa, estimativa, estimativa
parâmetro, parâmetro, parâmetro, parâmetro

 

13.
Um estudo envolvendo: (a) tipos de queimadura (primeiro grau, segundo grau, terceiro grau), (b) áreas do corpo afetas, (c) tempo de tratamento, são respectivamente exemplos de variáveis:
Quest.: 13
qualitativa nominal, qualitativa ordinal, quantitativa contínua
qualitativa ordinal, qualitativa ordinal, quantitativa contínua
quantitativa discreta, qualitativa nominal, qualitativa contínua
qualitativa ordinal, qualitativa nominal, quantitativa contínua
qualitativa nominal, qualitativa nominal, quantitativa contínua

 

14.
Pedro preencheu um formulário com as seguintes variáveis: Escolaridade, altura, cor dos olhos, sexo e número de filhos. Dentre essas cinco variáveis qual delas é uma variável quantitativa contínua?
Quest.: 14
Escolaridade
Número de filhos
Altura
Cor dos olhos
Sexo

 

15.
"Na amostragem_______, cada e todo elemento de uma população tem a mesma chance de ser escolhido para amostra." A melhor alternativa que completa a frase é:
Quest.: 15
específica
por cotas
por julgamento
aleatória
intencional

 

16.
Todas as variáveis aleatórias que podem ser contadas ou enumeradas são discretas e todas as que podem ser medidas ou pesadas são contínuas. Assim sendo, as variáveis: (a) temperatura dos pacientes, (b) peso dos pacientes e (c) altura dos pacientes são, respectivamente, variáveis:
Quest.: 16
discreta, contínua, discreta
contínua, contínua, contínua
discreta, discreta, contínua
discreta, discreta, discreta
contínua, discreta, contínua

 

17.
________ é o conjunto de elementos sobre o qual se faz alguns estudos ou Inferência Estatística. Esse conceito refere-se á:
Quest.: 17
População.
Série.
Pesquisa.
Variável.
Tabela.

 

18.
A parcela da população convenientemente escolhida para representa-la é chamada de:
Quest.: 18
variável
dados brutos
atributo
rol
amostra

 

19.
Variáveis qualitativas são as que se referem á qualidade e as quantitativas são as que se referem á quantidade. Deste modo, as variáveis: (a) tipo sanguíneo, (b) quantidade de alunos em uma sala de aula e (c) tipos de doença são, respectivamente, variáveis:
Quest.: 19
quantitativa, quantitativa, qualitativa
qualitativa, qualitativa, quantitativa
qualitativa, qualitativa, qualitativa
qualitativa, quantitativa, quantitativa
qualitativa, quantitativa, qualitativa

 

20.
Em variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em:
Quest.: 20
Qualitativas ou hipotéticas.
Discretas e contínuas.
Comparativas ou quantitativas.
Hipotéticas ou quantitativas.
Qualitativas ou comparativas.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Mari Almeida

Várias tentativaaas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais