Buscar

Quais doenças podem ser causadas pelo estresse oxidativo?

💡 6 Respostas

User badge image

Antony Rocha

"A oxidação é parte fundamental da vida aeróbica e do nosso metabolismo e, assim, os radicais livres são produzidos naturalmente ou por alguma disfunção biológica. No organismo, encontram-se envolvidos na produção de energia, fagocitose, regulação do crescimento celular, sinalização intercelular e síntese de substâncias biológicas importantes. No entanto, seu excesso apresenta efeitos prejudiciais, tais como a peroxidação dos lipídios de membrana e agressão às prote- ínas dos tecidos e das membranas, às enzimas, carboidratos e DNA5 . Dessa forma, encontram-se relacionados com várias patologias, tais como artrite, choque hemorrágico, doenças do coração, catarata, disfunções cognitivas, câncer e AIDS, podendo ser a causa ou o fator agravante do quadro geral."

Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n1/27866.pdf >

Nesse artigo você encontra o assunto bem mais detalhado.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Jéssica Medeiros

Muito obrigada! Ajudou muito. :D

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Contextualização:

O estresse oxidativo pode ser definido como desequilíbrio metabólico no qual predomina a formação de radicais livres em relação a produção de agentes oxidantes , que funciona como mecanismo de defesa antioxidante. A ação desses radicais livres de forma progressiva e crônica leva ao desenvolvimento de diferentes doenças, caracterizadas como sendo crônicas e não transmissíveis. Vale ressaltar que a produção de radicais livres ocorre de maneira contínua e que quando em desequilíbrio com a ação antioxidante origina estresse oxidativo metabólico.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resolução:

Entre as doenças causadas pelo estresse oxidativo podemos elencar: doenças do coração, doenças cerebrovasculares, câncer, diabetes mellitus, doenças degenerativas do Sistema Nervoso Central (Alzheimer e Parkinson), osteoporose, artrose, diminuição das capacidades motoras. Em todas essas doenças o estresse oxidativo se manifesta como parte do processo patológico e de suas causas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conclusão:

O estresse oxidativo, pode ser entendido como uma quebra do equilíbrio entre os radicais livres e agentes antioxidantes, quando isso ocorre podemos ter a manifestação de diversas patologias, sobretudo, doenças de caráter crônico e não transmissíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais