Buscar

o que é biologia?

💡 5 Respostas

User badge image

Eloisa Elena

Antes de iniciar o estudo de qualquer disciplina, devemos saber o que ela é. Provavelmente, foi esta dúvida que lhe trouxe até aqui: o que é a Biologia, afinal?

O nome dessa ciência vem da junção de dois termos gregos: bio, que significa vida, e logos, que significa estudo. Assim sendo, dizemos que a Biologia é a ciência responsável por estudar a vida em todos os seus aspectos. Mas você deve estar perguntando-se: O que seria a vida? E, afinal, que aspectos são esses estudados pela Biologia?

Por mais incrível que isso possa parecer, a primeira pergunta não é fácil de ser respondida, pois a vida não possui uma definição aceita por todos os cientistas. É muito difícil definir de maneira clara o que é a vida sem excluir alguns organismos claramente vivos. Até então, a grande maioria dos pesquisadores estabelece que um ser vivo é um organismo que apresenta metabolismo, reproduz-se e está sujeito aos processos evolutivos.

A partir da definição de vida, surgem outros questionamentos: O que é metabolismo? O que é reprodução? O que é evolução? Podemos dizer que metabolismo são as reações bioquímicas que ocorrem no corpo de um ser e nas suas células. Já a reprodução é a capacidade de gerar um novo ser vivo. Por fim, a evolução diz respeito às mudanças que os seres vivos sofrem através do tempo. Portanto, para um organismo ser considerado vivo, ele deve realizar reações bioquímicas em seu corpo, ser capaz de gerar descendentes e sofrer modificações pelo tempo.

Agora que sabemos o que é a vida que os biólogos estudam, resta saber os fatores ligados a ela que são estudados pela Biologia especificamente. Infelizmente, essa resposta também não é simples, pois essa ciência preocupa-se com toda e qualquer característica de um organismo vivo. Ao estudar essa ciência, analisamos as características físicas e químicas de um ser, as estruturas de suas células, seus genes, como os órgãos funcionam, como ocorre o desenvolvimento e evolução de um ser vivo, como esse organismo relaciona-se com outros e com o meio, entre vários outros aspectos fundamentais para se entender como um ser estabelece-se ou se estabeleceu no planeta.

Diante de tantas perguntas a serem respondidas sobre um ser vivo, foi necessário dividir a Biologia em várias áreas para que o estudo ocorresse de maneira satisfatória. A Botânica, por exemplo, é uma área da Biologia que estuda as plantas. Entretanto, não existe um profissional que estuda todos os aspectos das plantas, pois há botânicos especializados na anatomia do vegetal, na fisiologia, na taxonomia, na genética e em vários outros aspectos.

Vale frisar que a Biologia não existe apenas para descrever seres vivos. Foi por meio dela que conseguimos descobertas maravilhosas, como as que ocorreram no campo da saúde e que contribuíram para a prevenção de várias doenças e cura de problemas que anteriormente eram sentenças de morte. Essa ciência também tem alcançado resultados maravilhosos na Genética, como a criação de organismos geneticamente modificados. Além disso, a Biologia exerce papel fundamental na Criminalística, ajudando a responsabilizar criminosos a partir do estudo de material biológico em cenas de crimes.

Percebe-se, portanto, que a Biologia, mesmo sendo uma área extremamente ampla, complexa e cheia de perguntas a serem respondidas, é também uma área cheia de belezas e aspectos fascinantes que nos fazem compreender a importância de cada ser, desde os macro até os microscópicos.

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Do grego "bio" significa "vida". Sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição são estudadas, assim como as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente.

0
Dislike0
User badge image

wal serra

Ciência que estuda a vida e os organismos vivos, sua estrutura, crescimento, funcionamento, reprodução, origem, evolução, distribuição, bem como suas relações com o ambiente e entre si; biociência, ciências biológicas [Compreende várias outras ciências especializadas, como, p.ex., a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica.].
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais