Buscar

Qual a diferença entre nostalgia e melancolia...

💡 1 Resposta

User badge image

Jackeline Pereira [Adv]

Nostalgia: é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. (wikipedia)

A nostalgia pode definir-se como a tristeza ou saudade que se sente por algo que se teve e que, actualmente, já não se tem.

Melancolia: Trata-se da tristeza vaga, permanente e profunda, podendo nascer devido a causas físicas ou morais e que leva o sujeito que sofre da mesma a sentir-se triste e a não disfrutar dos prazeres da vida, em outras palavras é um estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém. 

"Existe essa diferença. Sentir saudade das coisas, de outras épocas, de pessoas, é muito comum em todos nós. É absolutamente normal. Porém, quando o indivíduo se torna melancólico, fica preso ao seu passado e não consegue abrir-se para o presente, isso pode ser associado, inclusive, com a depressão" - http://www.diariopopular.com.br/tudo/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=NzkyODQ=&id_area=Mg==

 

Nostalgia é saudade do que vivi, melancolia é saudade do que não vivi.” (Carlos Heitor Cony)

links:

http://conceito.de/melancolia

http://www.significados.com.br/melancolia/

http://www.significados.com.br/nostalgia/

http://conceito.de/nostalgia

Espero ter ajudado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais