Buscar

O QUE SÃO DILEMAS ÉTICOS?

💡 4 Respostas

User badge image

Mylla Almeida

A ética é uma área da filosofia que tem como objeto de estudo o comportamento do ser humano em relação à moral. Os dilemas éticos acontecem quando se faz necessário tomar decisões difíceis levando em conta os valores morais e cujas consequências podem impactar na vida de terceiros. Por mais desafiador que pareça decidir como agir perante esses dilemas, é fato que fazer a coisa certa é sempre o melhor caminho a ser seguido.

 

Leia mais em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-sao-dilemas-eticos-como-lidar/

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dilema ético ou um paradoxo ético é um problema de tomada de decisão entre dois imperativos ético-morais possíveis, nenhum dos quais é inequivocamente aceitável ou preferível. A complexidade surge do conflito situacional em que agir de acordo com um pode resultar em transgredir o outro.


Os dilemas éticos são experimentos mentais pelos quais eles imaginam situações difíceis às quais devem responder com uma ação moralmente correta. Na realidade, não há respostas verdadeiras "corretas", já que geralmente dois imperativos morais diferentes devem ser comparados e um deve escolher entre eles.


Eles têm se confrontado de várias maneiras, por exemplo, demonstrando que a situação é apenas aparente e realmente não existe (e, portanto, não é, de curso, um paradoxo), ou que a solução para o dilema ético envolve escolher o bem maior e mal menor, ou que todo o enquadramento do problema omite alternativas criativas.

1
Dislike0
User badge image

Lopes Santos

Ótima!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais