Buscar

diferença de justa causa e rescisão indireta

💡 2 Respostas

User badge image

Maísa Valk

A justa causa ocorre quando o empregado comete falta grave que torna insustentável a continuidade da relação trabalhista.

A rescisão indireta ocorre quando o empregador deixa de cumprir obrigações fundamentais ao contrato detrabalho, como pagamento de salário, por exemplo.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

A justa causa é a extinção do vínculo de trabalho por culpa extrita do empregado. O artigo 482 da CLT prevê as hipóteses em que o contrato de trabalho poderá ser extinto por justa causa, como por exemplo: atos de improbridade, condenação criminal do empregado, desídia no desempenho das respectivas funções, embreaguez habitual em serviço, etc. 

 

Já a rescisão indireta é a extinção do contrato de trabalho por culpa do empregador, onde o empregado vê seus direitos trabalhistas violados. A rescisão indireta está prevista no artigo 483 da CLT, onde se prevê as possibilidades de rescisão indireta, como por exemplo: tratamento com rigor excessivo pelo empregador ou superiores hierárquicos; quando o empregador não cumprir as obrigações do contrato; risco manifesto de mal considerável, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais