Buscar

Quais as principais abordagens da psicologia?

💡 5 Respostas

User badge image

Vanessa Alminhana

Na Psicologia temos diversas áreas estudadas, podendo ter como principais: Psicanálise, cognitivo comportamental, junguiana, sistêmica e social.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


A Psicologia consiste da ciência que lida com o comportamento humano, suas interações com o ambiente físico e social e seus estados e processos mentais. Seu objetivo é compreender indivíduos e grupos sociais a fim de alcançar o benefício geral da sociedade.


Nesse contexto, as principais ramificações da Psicologia são:

  • Psicanálise;

  • Psicologia Analítica de Jung;

  • Behaviorismo;

  • Humanismo;

  • Psicoterapia Corporal;

  • Terapia Cognitivo;

  • Transpessoal;

  • Psicologia da Atenção Plena.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Psicologia é a ciência que estuda a mente humana e seus comportamentos. E para isso, desenvolveu ao longo dos anos de sua existência diversas abordagens teóricas que servem de instrumento de verificação e averiguação do indivíduo, tanto o que se refere a sua mente tanto ao seu comportamento. Varias são as abordagens, porém iremos abordar somente três que são de grande impacto na sociedade atual.

Abordagem psicanalítica. Desenvolvida por Sigmund Freud (1856-1939), esta teoria busca compreender a razão de transtornos mentais, o desenvolvimento humano, a personalidade e as motivações através da fala livre do paciente. Para o autor, a mente inconsciente tem um grande peso no desenvolvimento e comportamento do indivíduo.

Desta forma a abordagem psicanalítica vai trabalhar não somente com a realidade do indivíduo, mas sim com toda a representação simbólica que envolve o sujeito. Tem como objetivo trazer a luz os acontecimentos da vida do individuo e o simbolismo que por ele foi aplicado, fazendo com que seja possível para o mesmo tomar decisões conscientes e mudar sua visão de mundo. Outros autores também contribuíram para a abordagem psicanalítica, são eles Carl Jung e Jacques Lacan.

Abordagem cognitiva comportamental. Desenvolvida e aprofundada por autores como Albert Bandura e Aaron Temkim, que tem como base uma análise focada no presente, mais direta, que trabalha com um período de tempo limitado usando de métodos científicos como a observação e experimentação. Adota a influência de fatores externos, como o fator social, ambiental, biológico e psicológico para o entendimento do comportamento humano. Tendo o foco na intervenção do comportamento, sejam eles externos (que todos podem ver) ou internos (pensamentos), a abordagem tem finalidade prover maior funcionalidade aos mesmos e assim, aumentar a qualidade de vida.

Abordagem Existencial-Humanista. Tem por base autores como Soren Kierkegaard, William James e Jean-Paul Sartre. Conhecida como sendo uma abordagem centrada na pessoa, em seus objetivos e na sua vivência, levando em consideração as dimensões externas e pessoas, presentes e passadas tem por finalidade promover crescimento e autonomia. Para que isso ocorra, o foco é direcionado na capacidade do individuo em provocar a mudança em sua realidade a partir da intervenção e da responsabilização do mesmo na construção do seu mundo particular. Também trabalha a forma que o indivíduo se enxerga, podendo assim trabalhar as capacidades e potencialidades levando em consideração a liberdade de escolha.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais