Buscar

Teoria Geral do Processo I

Dentre os poderes do Estado, destaca-se, pela sua importância, de preservar a ordem jurídica e a paz social, o Poder Judiciário, a que corresponde a função jurisdicional, através da qual se obtém a composição da lide, mediante a aplicação da lei. No exercício dessa função, o Poder Judiciário se manifesta através de órgãos integrados por pessoas físicas, chamados órgãos jurisdicionais, judiciais ou judicantes.

 

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. É objetivo do ordenamento jurídico brasileiro que o acesso à Justiça se dê não apenas no plano formal (com a garantia legislativa de que toda lesão ou ameaça de lesão a direito será objeto de proteção jurisdicional) mas, principalmente, que tenha tal princípio concretude e aplicabilidade práticas para o jurisdicionado alcançar uma melhor qualidade na prestação jurisdicional.

II. Sendo a jurisdição emanação da soberania do Estado, e, portanto, um de seus poderes, cabe à Constituição Federal determinar quais são os órgãos integrantes do Poder Judiciário, competindo às Constituições estaduais dispor sobre a organização da justiça no âmbito das unidades federadas, observadas as diretrizes da Constituição da República.

III. Os tribunais arbitrais, previstos na Lei de Arbitragem, apesar de não figurarem no elenco do artigo 92 da Constituição, exercem também a jurisdição estatal, além da privada.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a.

III, apenas.

b.

I e III, apenas.

c.

II e III, apenas.

d.

I e II, apenas.

e.

I, apenas.

💡 5 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Gabarito: Letra D.

I - Correta. Diversos dispositivos preveem da melhor prestação jurisdicional possível, pois essa função tem como objetivosa pacificação social, a resolução do mérito, a solução de conflitos, não bastando que a lide simplesmente chegue ao conhecimento do Poder Judiciário, mas que ela seja efetivamente resolvida. Exemplos disso são os dispositivos que garantem a assistência juridicária gratuita aos hipossuficientes, a duração razoável do processo (justiça que tarda, falha, segundo o Professor Alexandre Câmara), a previsão da figura do advogado como essencial à justiça, dentre outros princípios, como o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.

II - Correta. Arts. 92 e 125, caput e §1º, da CRFB:

"Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário:

I - o Supremo Tribunal Federal;

I-A o Conselho Nacional de Justiça;

II - o Superior Tribunal de Justiça;

II-A - o Tribunal Superior do Trabalho;       

III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;

V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;

VI - os Tribunais e Juízes Militares;

VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios."

"Art. 125. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição.

§ 1º A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça."

III - Incorreta. A arbitragem é regida pelo princípio da vontade das partes, para instituir sua competência e regular outras questões afetas a direitos privados, nada obstante possua como atribuição resguardar determinadas normas jurídicas de observância obrigatória. Assim, a arbitragem exerce a "jurisdição privada" apenas. Utilizamos aspas, pois jurisdição é função estatal, daí porque o termo ser atécnico, mas nos valer para fins didáticos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais