Buscar

que “dificuldade” de direito a sociedade europeia encontrou ao se deparar com novas civilizações?

💡 2 Respostas

User badge image

Eduardo Ricci

nao sei, so quero pontos

0
Dislike0
User badge image

LR

A antropológica, e muitas outras ciências, apenas conquistaram seus lugares nas academias quando a Revolução Industrial, iniciada em meados de 1800, enquanto fenômeno mundial que alterou os paradigmas da reprodução material da vida humana e fez emergir o sentimento iluminista, gerou um processo acelerado de valorização e desenvolvimento da ciência e recusa inevitável das explicações metafísicas (divinas). Assim, a pré-história da Antropologia, a Antropologia anterior a Revolução Industrial, anterior ao Iluminismo e ao desenvolvimento da Ciência, da comprovação empírica das teorias acadêmicas, tinha a religião como critério explicativo da vida humana. O Criacionismo e posteriormente o Evolucionismo, que representou uma primeira quebra do criacionismo, mas não a ponto de romper completamente com a religião, eram as doutrinas presentes na Antropologia antiga.

-- Criacionismo: “O Criacionismo, em um sentido geral, refere-se à teoria de que Deus fez o mundo sozinho, por meios miraculosos, do nada. Mais especificamente, na América atual, o criacionismo é a teoria de que a Bíblia, em particular os primeiros capítulos do Gênese, é um guia literalmente verdadeiro da história do universo e da história da vida aqui na Terra, inclusive de nós seres humanos.” (RUSE, 2005: 489); “a idéia de “que a ordem surgiu … da inteligência criativa divina … [ou] da inteligência divina trabalhando por causas naturais” (ARNHART, 2005: 720); “a crença que a vida na Terra é o produto de um ato divino e não da evolução orgânica” (FEFFER, 2003: 446); “a crença que “o universo e todos os seres vivos teriam sido obra da criação de Deus” (FREIRE-MAIA, 1986: 18); “a crença de que o universo e todos os seres vivos foram criados por Deus” (SALADIN, 2002: 185).

-- Evolucionismo: Também conhecida como a Teoria da Evolução, o Darwinismo prega a ideia de evolucionismo em oposição a conceito anterior a Darwin do Criacionismo. Se por um lado o Criacionismo defende que a vida foi criada por Deus, Darwin afirmou que a vida como se conhece é resultado de um processo evolutivo onde são selecionados o ambiente, em suas hostilidades e potencialidades (frio/calor, agua/terra, etc), os organismos mais adaptados. Entre a parte final do século XVIII e o início do século XIX, o transformismo — mais tarde conhecido como evolucionismo — começou a implantar-se como uma espécie de alternativa científica à narração bíblica sobre as origens entre um número muito reduzido de pessoas eruditas de ideologia avançada. Depois, durante todo o século XIX, o controle ideológico das Igrejas cristãs sobre as instituições de produção do conhecimento — desde as escolas infantis às cátedras universitárias — continuou notável, ainda que decrescente, em toda a Europa. Apesar do ponto de inflexão associado à publicação da Origem das espécies em 1859, o pensamento cristão se manteve enraizado na cultura européia oitocentista, de modo que as recentes teorias evolucionistas não obtiveram uma vitória fácil e rápida em sua nova formulação científica dos acontecimentos fundacionais. Na realidade, durante todo o século XIX o debate biológico em torno da origem natural do ser humano ficou marcado profundamente, com diferentes graus nos diversos países, por uma confrontação meta-empírica — bem mais emocional e ideológica que racional — entre o evolucionismo materialista e progressista das ciências naturais e a antropogenia degeneracionista e dualista (dualismo alma versus corpo humano) defendida pela religião cristã.” (ARTEAGA, 2008: 372).

-- Para os evolucionistas a humanidade se divide entre sociedades civilizadas e sociedades primitivas (selvagens). A Teoria do Evolucionismo é busca superar a Teoria do Criacionismo. Se por um lado o Criacionismo defende que a vida foi criada por Deus, o Evolucionismo afirmava que a vida como se conhece é resultado de um processo evolutivo onde são selecionados o ambiente, em suas hostilidades e potencialidades (frio/calor, agua/terra, etc), os organismos mais adaptados. O Evolucionismo é determinista pois estabelece uma conexão causal entre “todos os fenômenos da natureza” (HOUAISS, 2009: 675). A rigidez dessa conexão é mediada por “leis universais que excluem o acaso e a indeterminação”, o que significa afirmar ao se tomar conhecimento do presente passa a ser possível “prever o futuro e reconstituir o passado” (HOUAISS, 2009: 675). Por todos os fenômenos inclui-se também “a vontade humana”, ou seja, a predeterminação dos limites comportamentais do homem mediante uma ralação de submissão “a leis necessárias e imutáveis” (HOUAISS, 2009: 675). Segundo essa lógica, a tendência geral (lei) do mundo dos homens é o processo civilizatório, toda sociedade evolui para uma situação de civilidade.

Em A Origem das Espécies (1859), Darwin transita pela seguintes temas: “1) as espécies existentes não foram criadas cada uma de forma independente; 2) elas não são imutáveis, mas mudam ao longo do tempo; 3) as mudanças que ocorrem nelas são resultado de um processo lento, de pequenas diferenças, que num certo momento se consolidam; 4) a seleção natural – que Darwin compara aos efeitos da domesticação de animais e do cultivo de plantas pelos homens – constitui o principal meio de mudança, embora não seja o único; 5) a seleção natural opera em dois níveis diferentes, mas convergentes: o da competição entre as espécies e entre os indivíduos de uma mesma espécie e o da luta pela vida, 10 expressão metafórica que traduz os efeitos do crescimento desigual das espécies e dos indivíduos em relação às condições de sobrevivência. Como ele diz: “A luta pela vida decorre inevitavelmente das altas taxas de crescimento a que tendem todos os seres vivos. Quanto maior for o número dos que sobrevivem, maior será a luta pela existência. É a doutrina maltusiana, que se aplica com maior força aos reinos animal e vegetal” (1859, p. 63).” (855-856)

Observação adicional sobre o cenário anterior a teoria Darwinista: Como o mostra a história dos povos antigos de que se tem conhecimento – das mais remotas sociedades tribais às grandes civilizações antigas (como as dos egípcios, babilônios, persas, gregos e romanos) –, a preocupação com as questões das origens do mundo, dos seres vivos e do homem é tão antiga quanto o próprio homem. Essa preocupação aparece, de diferentes maneiras, na história desses povos, de acordo com suas tradições e sistemas de ideias e crenças. Sistemas estes variáveis, mas que se situam no espaço intermediário de dois pólos: o dos sistemas mitológicos, mais visíveis nas sociedades tribais primitivas, e o dos sistemas religiosos de tipo monoteísta. O que as tradições de todos esses povos antigos têm em comum é a procura, no "mundo do sagrado" – morada mítica dos deuses, onde não existem nem alegria nem dor, nem ordem nem desordem, por lá não haver lugar para a lei e o interdito –, de resposta às questões que levanta sua existência no mundo do real, ou "mundo profano" – morada real do homem, regida por normas, leis e interditos. São estes mundos opostos de que falam antropólogos e filósofos estudiosos das religiões e das mitologias (Mircea, 1963; Caillois, 1963, 1972; Makarius, 1974; Girard, 1972). Tais mitos e crenças fazem parte constitutiva da história e das tradições dos povos, antigos e modernos.”; “Dentre os povos antigos tem um lugar de destaque, pela sua tradição religiosa monoteísta, o povo hebreu, descendente da família de Abraão (século XIX a.C.), oriundo de Ur (antiga Mesopotâmia) e chefe de um clã dedicado ao pastoreio que migrou à região de Canaã à procura de pastos para os seus rebanhos. Segundo o Gênese (12, v. 1-3; 17, v. 1-21), foi com Abrão que Yavé selou uma aliança: fazer da sua descendência um povo numeroso, ao qual daria uma terra rica e fértil, com a condição de permanecer fiel a seu Deus, senhor e criador do mundo e de tudo que o habita. A crença de ser "o povo eleito" e a esperança na "terra prometida" tornaram-se elementos fundamentais do projeto histórico dos hebreus, de cuja aliança se tornou herdeira a pequena comunidade surgida, nos últimos tempos da dominação romana, em torno do Messias anunciado pelos profetas hebreus. O reconhecimento, pelo imperador romano Constantino (Edito de Milão, 313), da religião dessa comunidade messiânica como religião de Estado fez dela a Igreja Católica Romana que, apesar de variadas dissidências ao longo dos séculos, estendeu seu poder pelo mundo conhecido, marcando a história e o pensamento ocidentais. Essa é uma das razões, senão a principal, de que só a partir do século XVIII – à exceção de poucos casos ocorridos em épocas anteriores – cientistas começassem a sustentar ideias sobre a origem do mundo e a evolução das espécies, contrárias ao pensamento cristão sobre a criação do mundo e do homem.” (848-849)

Referências bibliográficas:

PINO, Angel. Ciência e educação: a propósito do bicentenário do nascimento de Charles Darwin. In Educ. Soc. vol30 no.108 Campinas Oct.2009.

DARWIN, Charles. On the origin of species by means of natural selectionLondon: John Murray, 1859. 

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Messo. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

RUSE, M. Creationism. In HOROWITZ, M. (org.). New Dictionary of the History of Ideas. Detroit: Charles Scribner’s Sons, vol. 2, 2005.

ARNHART, L.  Evolution–Creationism Debate. In MITCHAM, C. (org.). Encyclopedia of Science, Technology, and Ethics. Detroit: Macmillan Reference, vol. 2, 2005.

FEFFER, L. B. Creationism. In KUTLER, S. I. (org.). Dictionary of American History. New York: Charles Scribner’s Sons, vol. 2, 2003.

FREIRE-MAIA, N. Criação e evolução: Deus, o acaso e a necessidade. Petrópolis: Vozes, 1986.

SALADIN, K. S. Creationism. In ROBINSON, R. (org.). Biology. New York: Macmillan Reference, vol. 1, 2002.

ARTEAGA, Juanma Sanchez. O darwinismo e o sagrado na segunda metadade do século XIX: alguns aspectos ideológicos e matefísicos do debate. In Ver. Bras. Hist. Vol.28, no.56. São Paulo, 2008.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais