Buscar

Testemunha de Jeová X doação de sangue .

No caso de uma testemunha de Jeová se recusar a doar sangue para um alguém que 

está entre a vida e a morte , como irá proceder ? A testemunha será obrigada a doar mesmo indo contra seu desejo e sua religião . 

💡 5 Respostas

User badge image

Drika Khamyadri

Essa situação denota, um conflito de dois princípios fundamentais consagrados em nosso ordenamento jurídico-constitucional: de um lado, o direito à vida e, de outro, a liberdade de crença.

O entendimento jurisprudencial é que

Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo a seu Código de Ética Médica, deverá observar a seguinte conduta:

1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus  responsáveis.

2º  - Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue,  independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”. (CFM. Resolução nº 1.021/80).

Nos casos em apreço, a restrição à liberdade de crença religiosa é sopesada e adequada a fim de preservar a saúde do indivíduo, pois o direito à vida antecede o direito à liberdade de crença. Entretanto em se tratando na defesa de um direito que presa a dignidade a vida, este tratamento retira dela toda a dignidade proveniente da crença religiosa, podendo tornar a existência restante sem sentido, desnecessária, vazia. Tendo em vista que, apesar de constranger o paciente, contrariar sua vontade e ferir frontalmente o seu direito, o profissional médico está atuando em benefício e na proteção da vida deste indivíduo, garantia fundamental diametralmente superior à liberdade de crença religiosa.


3
Dislike1
User badge image

Douglas José da Silva Lima

iria até responder mais diante da resposta que nossa nobre colega Drika já postou fico até envergonhado de responder pois não chegaria nem aos pés dela, fantástica sua resposta Drika
1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

Para a resolução deste exercício, utilizaremos conhecimentos relacionados à disciplina de Direito Constitucional.


No caso de doação de sangue, a testemunha de jeová não pode ser obrigada a realizar a doação. Ainda mais, não só esse grupo de pessoas, como qualquer cidadão não é obrigado a doar se não for de seu consentimento. O ato mencionado deve ser de caráter voluntário e não obrigatório. Leva-se em consideração o princípio da dignidade da pessoa humana.

No caso mencionado, deve-se proceder encontrando outras pessoas que queiram doar o sangue como voluntários.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais