Buscar

Qual a diferença entre o conhecimento popular e científico?

💡 5 Respostas

User badge image

Júlio César Oliveira

  • conhecimento cotidiano  é aquele gerado a partir da observação de fatores naturais para depois tornar- se (ou não) cientifico. Não tem por base a experimentação, mas em fatos vivenciados por alguém que pode (ou não) possuir a pretensão de tornar aquele conhecimento científico. O conhecimento cotidiano convive com outras fontes de conhecimento tornando-se contraditório em certas ocasiões. É necessário um contexto para que seja produzido.
  • O conhecimento cientifico  apesar de ter base experimental não é inquestionável podendo ele a qualquer momento ser contestado e perder a sua suposta veracidade, quando algum argumento contraditório conseguir sobrepor – se ao primeiro e  assim sendo, não pode-se conviver com contradições. Este tipo de conhecimento pode ser completamente independente de um contexto predeterminado utilizando-se afirmações generalizadas podendo ser aplicado à diferentes situações e épocas. E ainda, pode ser verdade irrefutável em uma época e absurdamente errado em outra.
4
Dislike0
User badge image

Carla Lino

Conhecimento popular: Isento de comprovação tecnológica. Passado de geração pra geração. Nascido de experiências pessoais. Dispensa o conhecimento científico.

Conhecimento científico: Carente de comprovação tecnológica. É Sistemático. Confronta o conhecimento popular. "Apenas estudiosos tem acesso".

1
Dislike0
User badge image

Thailana Silva Sousa

Conhecimento científico: aquele obtido através do empirismo, da experimentação e comprovação. Exemplo: Leis físicas, reações químicas. 

Conhecimento popular: aquele difundido de geração em geração, do "boca a boca", não necessita exatamente de experimentação e comprovação. Exemplo: ditados populares

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais