Buscar

Teoria Humanista x A Sociedade dos Poetas Mortos

💡 3 Respostas

User badge image

Michelle Souza

Uma observação atenta do filme "Sociedade dos poetas mortos", remete, então, a duas realidades distintas a se analisar: a primeira, aquela indesejável realidade do estilo educacional tradicionalista, rígida, burocrática, tradicional; e a segunda, a de um professor que num cenário adverso e obsoleto, introduz uma atitude participativa, emancipatória, democrática. Em primeira observação, convém tratar o formato tradicional pedagógico, notadamente explicitado através da Academia Welton, que apresentava os seus pricípios básicos pautados na tradição, na honra, na disciplina e na excelência. Esse modelo pedagógico está identificado na forma de trabalhar a partir dos obstáculos, onde o homem é apenas adestrado para a produção, não sendo levada em conta as habilidades intelectuais e nem as condições humanas. 

3
Dislike0
User badge image

Michelle Souza

O ensino-aprendizagem é efetuado através da mera transmissão e aquisição de informações, subordinando a educação à instrução e ao verbalismo e memorização. A relação professor-aluno, como visto e constatado no filme, é desenvolvida de forma autoriária, unilateral, vertical do profesor para o aluno, professor ser mediador entre cada aluno e os modelos culturais, não havendo interação entre os alunos. Uma metodologia feita no tipo aula expositiva e demonstração feita pelo professor, exercício de memorização por parte do aluno, motivação extrínseca que depende do professor um método para ensinar a todos. E para avaliação, provas-exame, que visa a exatidão na reprodução do conteúdo transmitido, exame como fins em si mesmos, e sua sucessão funcional na sociedade como meio de ascensão social.

É necessário acrescentar que esse modelo se faz presente até hoje nos recintos escolares do Brasil, acrescido de duas outras formatações pedagógicas oriundas do escolanovismo e do tecnicismo educacional.

À guisa de ilustração, a pedagogia escolanovista se desenvolveu reunindo uma série de preceitos pedagógicos oriundos da teoria funcionalista, que teve como exporentes Dewey, Montessori e Piaget; da cognitivista, baseada em Bruner e Ausubel; da humanista, centrada em Rogers; e da tecnicista, baseada em Tyler e Taba. Com a pedagogia nova o homem passou a ser dotado de poderes individuais, quais sejam liberdade, iniciativa, autonomia e interesses; o homem-mundo estão em intereção e atualização, uma vez que o homem se atualiza com o mundo, com isso também transforma o mundo. A realidade passa a ser um fenômeno subjetivo que, percebido e experimentado pelo homem, é reconstruído em si mesmo o mundo exterior, a partir dos significados que lhe são dados. Esse conhecimento abstrato é construído a partir da experiência, não existindo modelos prontos, nem regras a seguir, mas um processo de vir-a-ser, o que resulta como significado ao conhecimento é a experiência da pessoa. Cabe, portanto, ao homem o papel central na elaboração e criação do conhecimento.

2
Dislike0
User badge image

Luis Tamasia Filho

no filme fica claro que para avancarmos em nosso nivel de conhecimebto e preciso quebrar paradigmas
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais