Buscar

Crescimento e Desenvolvimento se complementam?

qual a diferença báscica entre crescimento e desenvolvimento econômico?

💡 3 Respostas

User badge image

welber

Primeiramente é importante definir o que é crescimento o que é desenvolvimento.
Crescimento, a grosso modo, seria o PIB crescer, enquanto o desenvolvimento seria com o crescimento desse PIB melhorar a vida de todas as pessoas de uma país, diminuindo vunerabilidade, fornecendo educação e saúde.
Há inúmeras teorias sobre isso, mas o principal é que se não crescer, não vai ter como distribuir, então o crescimento é um complemento do desenvolvimento, mas não quer dizer que só por que esta crescendo, esteja também se desenvolvendo.
Para tentar explicar melhor por que alguns lugares o PIB per capita cresce e a vida melhora e em outros não existe teorias que você pode buscar, como seletividade hierarquica de políticas e teoria do eleitor médio.
Em outras visões se acredita em curva de Kuznets, que a desigualdade de renda em comparação com o crescimento do PIB per capita tem formato de U invertido. Assim seria natural das economias, ao crescer primeiramente que fossem mais desiguais, e depois de um ponto de inflexão, se tornassem mais iguais, o que dá subsídio para a ideia de que "vamos crescer, que a distribuição acontece naturalmente".

2
Dislike0
User badge image

Gil Maia

Em alguns casos, sim.

1
Dislike1
User badge image

Eullir Silva Bento

não seria o desenvolvimento o complemento do crescimento.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais