Buscar

Quando uma amostra de soro sanguíneo encontra-se fora dos padrões da normalidade, ela pode apresentar-se:

Quando uma amostra de soro sanguíneo encontra-se fora dos padrões da normalidade, ela pode apresentar-se:

- Hemolisada

- Ictérica

- Lipêmica
 

Amostras hemolisadas, como o próprio nome já diz, são ocasionadas devido à lise das hemácias. Esta alteração pode ocorrer por diversos motivos, como uma venopunção realizada erroneamente, tempo prolongado do uso do garrote/torniquete (não se deve ultrapassar 1-2 minutos), calor e por "tapinhas" no braço do paciente antes da venopunção, por exemplo.

 

Amostras ictéricas estão relacionadas com o aumento da bilirrubina na amostra de soro, que pode ocorrer devido à uma anemia hemolítica, por destruição intensa de hemácias (hemólise), como também por doenças hepáticas.

 

Amostras lipêmicas apresentam um aumento lipídico (triglicerídeos). Essa alteração pode também estar relacionada ao jejum, uma vez que um jejum prolongado resulta em uma reserva de lipídios.

Neste caso, a amostra pode se encontrar embaçada ou turva, indicando uma menor concentração de lipídios. Mas se estiver com um aspecto leitoso, indica uma maior concentração.

Portanto, essa alteração/disfunção lipídica também é conhecida como dislipidemia.

💡 1 Resposta

User badge image

Marcio Paulo

Os testes rápidos podem ser usados para pesquisar antígenos ou anticorpos contra os agentes infecciosos para os quais foram projetados. Caso o teste seja para pesquisa de anticorpos, haverá antígenos (usualmente proteínas sintéticas) imobilizados, na membrana de nitrocelulose, para a captura dos anticorpos presentes na amostra. Caso a pesquisa seja para antígenos, haverá anticorpos imobilizados para a captura dos antígenos presentes na amostra

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais