Buscar

o que é pesquisa e extensão ?

💡 1 Resposta

User badge image

Josiane ritter

Pesquisar, portanto, é compreender o contexto investigado, a sociedade pesquisada e, também, como a pesquisa pode gerar impacto social e acadêmico. Essas reflexões iniciais podem contribuir, do início ao fim, para a realização de pesquisas bem fundamentadas e com produção de conhecimento útil, tanto internamente, aos pares, àqueles que estão inseridos na instituição, assim como à sociedade como um todo.
Estamos falando sobre a importância da Universidade agir dentro dos três eixos que a amparam, e o quanto isso reflete na postura e na formação dos seus egressos. Sim, deve ser de particular preocupação para uma instituição de ensino que o profissional que a deixa, ou egresso, tenha capacidade de contribuir efetivamente com a sociedade na qual está inserido e trabalhando, assim como faz a universidade. Porém, saber de fato a efetividade que alcança, mesmo que traçando as melhores estratégias para o ensino, aliada à pesquisa e extensão, não é tarefa das mais fáceis. Assim, acabamos por formar profissionais que muitas vezes agem e pensam de forma criativa.
Amparados por estes conceitos científicos, tem-se a certeza da condição do ser humano em evoluir intelectualmente, independentemente da formação em uma condição especial ou não. A plasticidade da consciência humana e sua adaptabilidade a diferentes condições permitiram-nos chegar onde estamos. Porém, se associamos essa característica a uma condição de ensino verdadeira e eficaz, certamente alcançamos patamares muito mais altos. O mercado seleciona o bom profissional em comparação com aquele que apenas quer “tampar o Sol com a peneira”. Entende-se, desta forma, que as pessoas automotivadas, que buscam o saber e aprender a cada dia, interessadas em assuntos diversos, e conectam os diferentes saberes, serão aquelas que irão contribuir de forma efetiva nas organizações em que estão inseridas, seja na esfera pública, privada ou de terceiro setor.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais