Buscar

A prerrogativa do prazo em dobro para a Fazenda Pública se aplica a contrarrazões?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabricio Porto Teixeira

"Art. 188. Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for Fazenda Pública ou o Ministério Público."

A interpretação doutrinária e jurisprudência pacífica é no sentido de que o artigo 188 estabelece prazo em dobro só para recurso, e em quádruplo para contestação, não abrangendo, portanto, contra-razões de recurso. Nesse sentido: Nelson Nery Júnior, in CPC Comentado, 2005.

Podemos afirmar que contestação e contra-razões são espécies do gênero contraditório, no entanto, não se confundem. Contestar é contraditar ação, peça inaugural. Contra-arrazoar é contraditar recurso, ou seja, já há ação em curso, com recurso de alguma decisão.

Para ofertar contra-razões de recurso, é pacífico na doutrina e na jurisprudência que a Fazenda Pública e o Ministério Público não têm prazo em dobro nem quádruplo, tendo apenas o prazo comum previsto para as contra-razões. Verbi gratia, se o recurso é de apelação, o prazo para contra-arrazoar será de 15 (quinze) dias.



Leia mais: http://jus.com.br/artigos/8938/como-fica-o-prazo-para-fazenda-publica-e-o-ministerio-publico-recorrer-na-forma-adesiva#ixzz3ZNjLboGq

1
Dislike0
User badge image

Steffany Garcia

Obrigada Fabricio! :D

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais