Buscar

pedagogia em espaços escolares e não escolares

alguem pode me dar uma breve explicação sobre este assunto?

💡 7 Respostas

User badge image

JARDESON NEVES DA SILVA

DISTINÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO-FORMAL

 

Educação Formal

DEFINIÇÃO: A educação Formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados.

MEDIADOR: Na educação Formal, temos o professor como mediador do saber, facilitador do aprendizado, ou simplesmente, educador.

ESPAÇO: Esse modelo educacional ocorre em território escolar, instituições regulamentadas por lei, certificadoras, organizadas segundo diretrizes nacionais.

FINALIDADE: Entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se  o de formar o indivíduo como um cidadão  ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção e motricidade etc.

 

Educação Informal

DEFINIÇÃO: A educação Informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos etc.

MEDIADOR: Na educação Informal os agentes educadores são os pais, a família em geral, ou amigos, os vizinhos, colegas da escola, a igreja, os meios de comunicação de massa etc..

ESPAÇO: Esse modelo educacional tem seus espaços educativos demarcados por referências de nacionalidade, localidade, idade, sexo, religião, etnia etc. A casa onde se mora, a rua, o bairro, o condomínio, o clube que se frequenta, a igreja ou o local de culto a que se vincula sua crença religiosa, o local onde se nasceu etc.

FINALIDADE: A educação Informal socializa os indivíduos, desenvolve hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e de se expressar no uso da linguagem, segundo valores e crenças de grupos que se frequenta ou que pertence por herança, desde o nascimento. Trata-se do processo de socialização dos indivíduos.

 

Educação Não-Formal

DEFINIÇÃO: A educação Formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas.

MEDIADOR: Na educação Não-Formal, o grande educador é o nosso próximo, aquele com quem interagimos, em um sentido mais amplo, esse processo se desenvolve através da sociedade.

ESPAÇO: Na educação Não-Formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais (a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).

FINALIDADE: A Educação Não-Formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.

 

Conclusão: Os processos educacionais moldam o ser humano, sem passar por esses processos o indivíduo fica inerte no convívio social. A base dos processos educacionais é a Educação Informal, onde o indivíduo aprende os primeiros princípios para conviver em sociedade, por isso esse processo tem a finalidade de socializar o ser através da ética, conduta e da moral. A Educação Formal vem com a finalidade de formar o indivíduo como um cidadão ativo, o termo formar vem do sentido de dar forma, modelando o ser para atingir um padrão considerado ideal para a sociedade em que convive. Durante os dois primeiros processos já ocorre a Educação Não-Formal, que revela a realidade da vida para o indivíduo através de um processo teórico-prático, eis a razão de sua finalidade, capacitar, pois através da experiência associada ao conhecimento teórico torna o ser capaz de conviver em sociedade.

2
Dislike0
User badge image

Fabiana Rodrigo

Talvez de longa data se associe o pedagogo à escola; contudo, o presente artigo visa discutir o papel do pedagogo para além dos muros escolares. Dessa forma, uma temática bem pertinente para a reflexão é a pedagogia em espaços não escolares, algo novo, que surge como uma reafirmação da função do pedagogo como um profissional da educação, tendo seu campo de atuação não se restringindo exclusivamente ao universo escolar. O filósofo e educador José Carlos Libâneo faz várias indagações sobre o que vem a ser o pedagogo e define: O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica. (LIBÂNEO, 2001, p. 11). Libâneo ainda aborda o que vem a ser pedagogia, diferenciando o trabalho pedagógico do trabalho docente, desmitificando que o pedagogo necessariamente precise trabalhar numa escola, exercendo a docência. Ele reafirma que a escola de hoje necessita, sim, de bons pedagogos escolares que tenham como premissa a arte de educar. O Conselho Nacional da Educação, por meio da Resolução CNE/CP/2006, institui as diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Este documento retrata o perfil do pedagogo disposto a trabalhar com educação em espaços escolares e também não escolares. Assim sendo, uma observação se faz necessária, que é conceituar o que vem a ser educação formal, não formal e informal, haja vista que o pedagogo não está habilitado a trabalhar única e exclusivamente com a educação formal.

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre pedagogia.


A educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de serem atividades pré-existentes no currículo escolar, estabelecidas com regras regulamentadas por leis, restrita ao processo ensino-aprendizagem em espaços escolares formais, se transpondo aos muros da escola, para diferentes e diversos segmentos, como um ambiente escolar não formal. Mas é planejado, intencional e apresenta organização específica, como movimentos sociais, comunicação social, ONGs, lazer, trabalho, sindicatos, igreja, etc. Abre-se aqui um novo espaço para a educação, dando uma estrutura interessante à educação não formal.


Portanto, a pedagogia em espaços escolares deixa de ser um ensino restrito as atividades pré-existentes, transformando e acrescentando um ensino não escolar, que se transporta o aprendizado além dos muros da escola.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais