Buscar

Sabedoria popular é Filosofia? Questões como interrogar aquilo que fazemos ou indagar sobre nossa vida e vivência política consistem em Filosofia?

💡 9 Respostas

User badge image

Raiany Nascimento

A Filosofia não pode ser banalizada e não se confunde com sabedoria popular. O pensamento filosófico requer um aprofundamento maior. Existe uma Filosofia do cotidiano, isto é, interrogar o que fazemos, investigar a política, enfim, indagar sobre nossas maneiras de ser e agir, o que difere de uma sabedoria popular propriamente dita.





3
Dislike0
User badge image

Laura Dionizio

Sim, o simples saber e ato de indagar é definitivamente Filosofia.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a esta questão apropriadamente precisaremos de conceituar o que é a filosofia e o que é a sabedoria popular. Assim, poderemos entender se estes conceitos se interligam e de qual forma isto acontece.
A sabedoria popular é o conhecimento prático sobre questões mundanas, ou seja, aqueles conhecimentos a que a maioria das pessoas possui sobre como as coisas funcionam no mundo, mesmo que este não seja aprofundado ou não se saiba suas causas.
A filosofia, por sua vez, é uma disciplina que procura responder os problemas filósoficos, isto é, problemas fundamentais sobre os vários âmbitos do conhecimento: como a realidade do mundo exterior, da natureza, da essência dos seres, da racionalidade humana, da linguagem, etc. Estes problemas são especiais porque não podem ser tratados dentro de laboratórios e não podem ser verificados de modo empírico, mas devem ser tratados de maneira conceitual, por meio do raciocínio crítico, sistemático e racional. Deste modo, podemos entender que ao pensar criticamente, sistematicamente e racionalmente sobre qualquer problema fundamental que só pode ser tratado por meio de conceitos, estamos filosofando.
Do mesmo modo, na vivência comum e no nosso cotidiano, muitas vezes interrogamos sobre nossa vida, nossa vivência política e até mesmo sobre o sentido de tudo o que vivemos e sentimos. Assim, independentemente de pensar sobre isto em relação à filósofos e pensadores, estamos filosando, já que este pensamento pode ser feito de modo racional, crítico e sistemático.
Por isso nós podemos dizer que a sabedoria popular é filosofia, já que muitas vezes aborda temas que são caros ao pensamento filosófico e tenta responder questões importantes, pensando sobre elas de modo que é considerado filosófico.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais