Buscar

O que são moléculas anfipáticas?

O que são moléculas anfipáticas? 

💡 13 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Moléculas anfipáticas, são moléculas que possuem uma região hidrofílica, ou seja, região que é solúvel em água, e uma região hidrofóbica, que é a região que não se dilui na água. Esse tipo de molécula é um tanto quanto incomum entre as moléculas pois ela é composta de uma região polar e uma apolar, fazendo com que acabem se formando bicamadas em sua estrutura. Além disso, essa bicamada forma compartimentos fechados, eliminando as bordas livres da molécula fazendo com que ela não tenha contato algum com a água ou o liquido que a estiver envolvendo. Por ser uma molécula de difícil transporte, apenas alguns sistemas específicos de transportem conseguem transporta-la pela célula, dentre eles, algumas proteínas específicas. O formato mais estável que essa molécula possui é o formato de micela e um exemplo clássico de onde essa célula é encontrada, é o sêmen.

6
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

São moléculas que apresentam características hidrofílicas e hidrofóbicas.

6
Dislike0
User badge image

Vanessa Gimenez

Moléculas anfipáticas, ou anfifílicas, são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). A maior parte dos sabões e detergentes são feitos de compostos que contém esse tipo de molécula. O caráter polar e apolar permite ligações aparentemente impossíveis entre moléculas. Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (apolar). Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.

6
Dislike0
User badge image

Anne Duarte

São substancias com caracteristica dual. Uma parte tem afinidade com a água e outra não. Por exemplo a bicamada lipidica das celulas, você por fora tem o fosfato (cabeça) que é polar e por cobseguinte hidrofilico e voltado para dentro você tem o lipidio que é apolar e portanto hidrofóbico.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais