Buscar

O arranjo dos fósforos lipídios pode alterar a fluidez da membrana plasmática, principalmente, em decorrência de dois fatores, quais ?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabel Nascimento

A membrana se comporta como um liquido bidimensional, no qual
as moléculas que compõe são livres para se moverem livremente lateralmente, o que é crucial para que exerça sua função e mantenha sua integridade. A bicamada também é flexível, ou seja, é capaz de se curvar.
A movimentação no plano horizontal da monocamada é uma ação natural, porém a movimentação entre as monocamadas é um evento raro que ocorre através do auxilio de proteínas que facilitam o processo. Esse evento de migração de moléculas( lipidios ) de uma camada para outra é chamado de flip-flop e as proteínas flipase e flopase

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os fosfolípidos são um tipo de lípido saponificável compreendendo os compostos membranas molécula de álcool, que se ligam dois ácidos gordos e um grupo fosfato. O fosfato é ligado por uma ligação fosfodiéster a outras moléculas, que geralmente contêm nitrogênio , como colina, serina ou etanolamina e geralmente têm carga elétrica. Todas as membranas plasmáticas das células ativas têm uma camada dupla de fosfolipídios.
Os fosfolípidos são divididos em fosfoglicéridos (em que o álcool é o glicerol, um álcool de cadeia curta) e esfingolípidos (álcool esfingosina é um álcool de cadeia longa). Os fosfolípidos mais abundantes são fosfatidiletanolamina (ou cefalina ), fosfatidilinositol , ácido fosfatídico , fosfatidilcolina (ou lecitina ) e fosfatidilserina.
O carácter anfipático fosfolípidos permite a auto - associação através de interações hidrofóbicas entre as porções de ácido gordo de cadeia longa das moléculas adjacentes, de modo que as cabeças polares projetar para fora para a água onde pode interagir com as moléculas de proteína e os projetos da cauda apolar para o interior da bicamada lipídica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais