Buscar

Diferença básica entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas ?

💡 3 Respostas

User badge image

Biomed unip2018

 Gram-positivas: bactérias que possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Pelo emprego da coloração de Gram, tingem-se na cor púrpura ou azul quando fixadas com cristal violeta, porque retêm esse corante mesmo sendo expostas a álcool. 
Gram-negativas: bactérias que possuem uma parede celular mais delgada e uma segunda membrana lipídica - distinta quimicamente da membrana plasmática - no exterior desta parede celular. No processo de coloração o lipídio dessa membrana mais externa é dissolvido pelo álcool e libera o primeiro corante: cristal violeta. Ao término da coloração, essa células são visualizadas com a tonalidade rosa-avermelhada do segundo corante, safranina que lhes confere apenas a coloração vermelha. 

Em termos farmacológicos isso vai implicar em antibióticos diferentes, já que, alguns vão ser específicos para paredes de bactérias gram + e outros para gram -.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A parede celular de bactérias gram-positivas tem uma camada espessa de peptidoglicano , em adição aos dois tipos de ácidos teicóico : ancoradas no interior da parede da célula e ligados à membrana plasmática, é ácido lipoteicóico e a superfície, o ácido teicoico que se ancora apenas no peptidoglicano (também conhecido como mureína).
Em contraste, a camada de peptidoglicano das bactérias gram-negativas é fina, e está ligada a uma segunda membrana plasmática externa por meio de lipoproteínas. Tem uma fina camada de peptidoglicano ligada a uma membrana externa por lipoproteínas. A membrana externa é feita de proteína, fosfolipídio e lipopolissacarídeo.
Os fundamentos da técnica de gram baseiam-se nas diferenças entre as paredes celulares das bactérias gram-positivas e gram-negativa, fazendo com que então as bactérias analisadas possa ser identificadas nestes dois tipos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais