Buscar

Qual a diferença entre processo e procedimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Jessica Yohara

Processo são todos os atos praticados pela prestação Jurisdicional, buscando meios para a solução de conflitos. Já o procedimento é a condução externa do processo, na relação porcessual entre o réu, autor e juiz

1
Dislike0
User badge image

Drika Khamyadri

Processo - ação de proceder 
Procedimento -Modo de proceder.

Procedimentos são os meios pelos quais você executa o processo.

1
Dislike0
User badge image

Lyra

Marcos, vamos lá... sua pergunta pode ser respondida de várias formas, pois são inúmeras as teorias. Como aqui não é o espaço para isso e eu não tenho a pretensão de fazer uma análise profunda, basicamente é o seguinte:

a) para a teoria imanentista, processo é a mesma coisa que procedimento, afinal o processo e o procedimento são o próprio direito material reagindo a uma agressão. (fase anterior a autonomia do processo)

b) von bulow falava que processo é uma relação jurídica (autor, juiz e réu). O procedimento seria então a materialização desta relação jurídica. Este é um entendimento ainda muito forte na doutrina brasileira, especialmente paulista. 

c) Elio Fazzalari e Michelle Tarufo falam que processo é procedimento em contraditório. Para eles o contraditório é o que dá a dinâmica ao procedimento, construindo a decisão a partir do diálogo. A doutrina mineira gosta muito desta corrente. 

d) Ada Grinvoer, Dinamarco e cia... afirmam que processo é procedimento animado por uma relação jurídica em contraditório. Não sei se podemos dizer que esta é uma nova corrente, pois, na verdade, não se afasta das bases da doutrina da relação jurídica de Von Bulow. 

Enfim... o processo envolve uma relação jurídica e envolve, também,o procedimento. O procedimento é um conjunto de atos concatenados, marcados pela preclusão, tendente a um ato-fim (a decisão)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais