Buscar

características morfológicas e a função do tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dentre os vários tecidos que compõem o organismo dos seres humanos, o tecido epitelial é um dos mais importantes.

Esse tecido poder ser classificado como de revestimento ou glandular. Quanto ao tecido de revestimento, o simples pavimentoso é formado por células de perfil achatado cujos núcleos são alongados. Em relação à suas função, esse tecido atua no revestimento do interior dos vasos sanguíneos, linfáticos e das cavidades pleural, peritoneal e pericárdica.

Portanto, o tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso atua no revestimento dos vasos sanguíneos, linfáticos e das cavidades pleural, peritoneal e pericárdica com células achatadas de núcleo alongado.

1
Dislike0
User badge image

Bruna Maria

Os tecidos epiteliais de revestimento apresentam suas células dispostas em uma ou mais camadas e são responsáveis pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo como a luz dos vasos sanguíneos e de todos os órgãos ocos.

Os epitélios de revestimento são classificados de acordo com o número de camadas celulares que possuem e também morfologia das células envolvidas. De acordo com o número de camadas, os epitélios podem ser classificados em epitélios simples, quando possuem apenas uma camada de células, epitélio estratificado, quando são constituídos por mais de uma camada de células e epitélio pseudoestratificado, quando possui uma camada de células com núcleos vistos em diferentes alturas do tecido. Todas as células estão apoiadas sobre a lâmina basal, mas por possuir tamanhos diferentes, nem todas alcançam a superfície epitelial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais