Buscar

O que é detração penal?

💡 4 Respostas

User badge image

Luismar Oliveira

É o direito do sentenciado de abater o tempo que ficou preso provisoriamente ou administrativamente ou internado provisoriamente, do tempo total da condenação (pena privativa de liberdade ou medida de segurança).

Exemplo: Melius ficou 1 ano e 2 meses preso provisoriamente, sobrevindo uma pena privativa de liberdade de 6 anos e 2 meses, terá direito a descontar o tempo que ficou preso, assim cumpriria apenas 5 anos (com os benefícios da progressão de regime e outros institutos).

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Capez, detração penal é o desconto do tempo de prisão provisória ou internação provisória na pena privativa de liberdade ou na medida de segurança, ao início de seu cumprimento.

É um incidente de execução, previsto no art. 66, III, c, da LEP: após o trânsito em julgado da sentença condenatória, será expedida guia de recolhimeto para dar início ao processo de execução. Em seguida, procede-se ao cálculo de liquidação das penas impostas em diferentes processos, somando-as ou unificando-as. Obtido o total a ser cumprido, desconta-se o tempo de prisão provisória. 

Essa é a detração prevista no art. 42 do CP. 

"Art. 42 - Computam-se, na pena privativa de liberdade e na medida de segurança, o tempo de prisão provisória, no Brasil ou no estrangeiro, o de prisão administrativa e o de internação em qualquer dos estabelecimentos referidos no artigo anterior."

 

0
Dislike0
User badge image

Fabiola Damasceno

Conceitua-se detração penal como sendo o cálculo de redução da pena privativa de liberdade ou de medida de segurança aplicada ao final da sentença, do período de prisão provisória ou de internação para tratamento psiquiátrico em que o sentenciado cumpriu anteriormente

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais