Buscar

os mecanismo csrdiovascularis no contro de pressao?

fisiologia humana

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Laura

Regulação da pressão arterial:

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DOS VALORES NORMAIS DA PRESSÃO ARTERIAL? Quando a P.A. esta muito alta, os capilares sanguíneos que são finos podem estourar, mas quando a pressão é muito baixa o sangue não consegue caminhar no sistema de vasos então não oxigena o organismo de maneira adequada. Mantê-la dentro de níveis adequados é essencial a vida. É uma variável física responsável por impulsionar o sangue dentro dos tecidos. Depende da força de contração cardíaca e das condições dos vasos periféricos.

A pressão arterial é diferente em diferentes territórios vasculares, aonde nas artérias é maior e nas veias é menor; isso ocorre porque a parede muscular das artérias é mais espessa então gera uma resistência, enquanto que das veias é mais fina. Essa diferença anatômica contribui para que o sangue flua, facilitando o caminho do sangue para áreas de maior resistência e menor resistência, indo de territórios de alta pressão para territórios de pressão menor.

A PRESSÃO ARTERIAL DEPENDE DA FORÇA DE CONTRAÇÃO E DAS CONDIÇÕES DOS VASOS SANGUINEOS (quantidade de músculo nas aa e vv).

A força de contração cardíaca influencia na pressão do vaso, pois, quando o músculo liso dos vasos se distende logo tende a voltar ao tamanho original; o músculo cardíaco ao contrair joga uma pequena quantidade de sangue na artéria, que se distende pela chegada do volume e  ocorre o reflexo miogênico e tende a voltar ao normal, exercendo uma força (pressão), e nesse momento a válvula entre o átrio e ventrículo se fecha e o sangue não retorna ao ventrículo, seguindo uma direção, e a elasticidade das artérias também faz com que ele siga em uma direção.

A pressão arterial é dita pulsátil, devido a contração/relaxamento do coração, que quando contraído o sangue fica com um volume maior nos vasos e quando relaxado o volume sangüíneo é maior no coração e assim, a pressão acompanha os batimentos sanguíneos, aumentando e diminuindo.

PRESSÃO DE PULSO (é a mínima, 80 mmHg): momento exato aonde o sangue é ejetado, quando o coração contrai e relaxa. Quando a pressão arterial está próxima a pressão de pulso, o sangue esta sendo ejetado em um período menor e afeta a oxigenação do organismo. Essa pressão diastólica é a mínima pressão do sistema, e essa pressão do músculo cardíaco tem que ser maior, para que a válvula se abre e o sangue flua no sistema vascular. Quanto maior for a pressão diastólica, maior a força que meu coração vai ter que fazer para ejetar o sangue. A pressão diastólica aumentada é prejudicial pois é ela que o coração tem que atingir para ejetar o sangue, e quando muito alta o coração acaba fazendo um maior esforço, o que causa uma hipertrofia das células musculares cardíacas, e assim tampa a luz, diminuindo a eficiência do coração. Quando a mínima aumenta a máxima também, pois o sangue volta para o coração em uma força aumentada, aumentando a máxima também.

A pressão arterial média é usada para avaliar se a pressão do vaso esta sendo prejudicial ou não, e não pode ser medida pela media da sístole e diástole, pois o período de relaxamento é longo e de contração é rápida, então o conjunto de vasos sofre mais influencia da diástole do que da sístole. Então a pressão arterial media é a pressão diastólica + 1/3 da diferença de pressão sistólica e diastólica.

 A pressão arterial comanda o fluxo sanguíneo e sofre influencia da força de contração e do que ocorre no conjunto de vasos. De acordo com o calibre o sangue vai passar mais rápido ou não, então toda vez que temos uma vasoconstrição, a força para que o sangue passe tenha de ser maior, causando o aumento de pressão; na vaso dilatação a pressão cai, causada por uma menor resistência do sangue nos vasos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais