Buscar

o mundo de hoje é marcado por uma mentalidade pragmática, isto tende a só valorizar atividades práticas. Como a filosofia responderia e sua utilidade

ajuda ai galera 

💡 5 Respostas

User badge image

Beatryz Almeida

huuum

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão e apresentar algumas das utilidades da filosofia precisaremos entender a natureza desta disciplina e pensar em quais aspectos ela pode ser útil, mesmo dentro de uma sociedade capitalista que tem preferência por ciências pragmáticas.
A filosofia é uma disciplina que procura pensar e responder os problemas fundamentais sobre todos os aspectos do mundo em que estamos inseridos, ou seja, por meio de uma análise conceitual, sistemática e racional, a filosofia procura alcançar explicações sobre as questões mais estruturais da nossa realidade que não podem ser solucionadas por meio de cálculos ou experiências.
Deste modo, a filosofia muitas vezes discute sobre problemas fundamentais de outras ciências, que não são objeto de estudo destas ciências, mas da filosofia. Podemos citar como exemplo a busca da essência do conceito de justiça e de moral ou entender o que é a ciência para conseguir pensar modelos pedagógicos de cárater científico.
Além disso, a filosofia pode ser útil porque é uma disciplina que procura sempre sistematizar o pensamento, definindo conceitos, criando e avaliando argumentos. Assim, a filosofia é extremamente importante para que a ciência, tal como o direito e a medicina, sejam feitos de forma rigorosa e sistemática.
Por fim, podemos apontar que a filosofia é importante para que o conhecimento não seja superficial, mas radical, que procura desvendar conceitos importantes para a vida prática, garantindo uma melhor compreensão do mundo. Assim, ao desvendar os conceitos de “moral”, “direito”, “ética”, “razão”, “arte”, “democracia”, “ciência”, etc., a filosofia esclarece o mundo em que estamos inseridos.
Portanto, podemos entender que a filosofia, mesmo não possuindo um objetivo pragmático no seu interior, tem aplicações práticas que ajudam de forma notável o saber científico e cotidiano, já que pode ser utilizada como instrumento para radicalizar o saber e aprofundar o conhecimento.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais