Buscar

A manutenção do equilíbrio financeiro é uma prerrogativa da Administração e, por essa razão, é considerada cláusula exorbitante.

Escolha uma opção:

Verdadeiro

Falso

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Falso

As chamadas cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos estão elencadas no art. 58, I-V, da Lei 8.666/93.

Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;

II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;

III - fiscalizar-lhes a execução;

IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;

V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

§ 2o  Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.

Nessa linha, pode-se dizer que a manutenção do equilíbrio financeiro é sim uma prerrogativa da Administração, o que não significa que ela seja uma cláusula exorbitante. Na verdade, ela é uma decorrência da cláusula exorbitante prevista no art. 58, I.

 

0
Dislike0
User badge image

jeane

A manutenção do equilíbrio financeiro é uma prerrogativa da Administração e, por essa razão, é considerada cláusula exorbitante.

vesdadeiro

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais