Buscar

Por favor queria saber exemplos do que vem a ser uma NÃO CONFORMIDADE, ANÁLISE DE CAUSA, AÇÃO IMEDIATA, AÇÃO CORRETIVA E AÇÃO PREVENTIVA

💡 1 Resposta

User badge image

carlos santos

Olá, segue uma breve esplanação

Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva

  1. 1. NÃO CONFORMIDADE, AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA
  2. 2. Ao implementar um Sistema de Gestão, as organizações precisam estabelecer políticas e objetivos, definir processos, criar métodos de monitoramento, acompanhamento e verificação dos processos, atuando corretivamente em falhas que porventura apareçam e preventivamente para evitar a ocorrência de desvios. Isto é o que chamamos de MELHORIA CONTÍNUA! SISTEMAS DE GESTÃO - CONCEITOS GERAIS
  3. 29. CONTROLE DE PRODUTO NÃO CONFORME Um PRODUTO NÃO CONFORME é o resultado insatisfatório de um processo, que acabou por gerar um produto com determinada não conformidade, ou seja, não atendeu a um requisito estabelecido. PARA QUE É EXIGIDO?
  4. 30. Evitar o uso ou entrega não intencional de produtos e serviços não conformes O QUE FAZER?
  5. 31. 1. IDENTIFICAR 2. SEGREGAR 3. EMITIR RNC 4. DISPOSIÇÕES 5. AÇÕES CORRETIVAS
  6. 32. A organização deve estabelecer critérios para a disposição de cada tipo de produto não conforme. Segundo a NBR ISO 9000:2005, as disposições mais comuns são:
  7. 33. CORREÇÃO: ação para eliminar uma não conformidade identificada, podendo ou não ser realizada em conjunto com uma ação corretiva. A correção pode ser uma reclassificação, um retrabalho ou um reparo. REFUGO: ação sobre um produto não conforme para impedir sua utilização prevista originalmente.
  8. 34. CONCESSÃO: permissão para usar ou liberar um produto que não atende a requisitos especificados. PERMISSÃO DE DESVIO: permissão, geralmente dada por alguma função interna da organização com autoridade para tal, para desviar-se dos requisitos originalmente especificados de um produto antes de sua realização, como se fosse uma aprovação condicional.
  9. 35. IMPORTANTE! Toda vez que um produto não conforme for corrigido, a organização deve providenciar sua inspeção, como forma de demonstrar sua conformidade aos requisitos especificados, para só então libera-lo para o próximo processo.
  10. 36. MELHORIA, AÇÕES CORRETIVAS E AÇÕES PREVENTIVAS
  11. 37. AÇÃO CORRETIVA é um método para a eliminação de uma não conformidade constatada, atuando na CAUSA RAIZ do problema para evitar a sua repetição. AÇÃO PREVENTIVA é um método para a prevenção da ocorrência de uma não conformidade.
  12. 38. AÇÃO CORRETIVA Identificação da não conformidade Identificar a causa raiz da não conformidade detectada Definir o plano de ação (diagrama 5w2h) Realizar as ações para eliminar a não conformidade Follow-up (acompanhamento) das ações a serem implementadas Análise de Eficácia das ações implementadas Produto NC e/ou Correção
  13. 39. AÇÃO IMEDIATA Ação imediata é aquela que tomamos para amenizar as consequências do problema. A AÇÃO IMEDIATA pode ser a AÇÃO CORRETIVA?
  14. 40. ANÁLISE DE CAUSA RAIZ A causa raiz de uma não conformidade é um estudo que tem por objetivo descobrir se existe uma causa ou um conjunto de fatores que desencadearam a não conformidade. As metodologias utilizadas para essa atividade são:
  15. 41. 5 POR QUÊS Desenvolvido por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), é baseado na realização de 5 perguntas sobre o por quê daquele problema, sempre questionando a causa anterior com o objetivo identificar a “causa-raiz” de um problema. PROBLEMA CAUSA 1 CAUSA 2 CAUSA 3 CAUSA 4 CAUSA RAIZ POR QUE? POR QUE? POR QUE? POR QUE? POR QUE?
  16. 42. Exemplo: PROBLEMA: A MÁQUINA PAROU Pergunta 1: Por que a máquina parou? Porque o fusível queimou devido a uma sobrecarga.
  17. 43. Pergunta 2: Por que houve uma sobrecarga? Porque o fusível queimou devido a uma sobrecarga. Pergunta 3: Por que a lubrificação foi inadequada? Porque a bomba de lubrificação não estava funcionando direito.
  18. 44. Pergunta 4: Por que a bomba de lubrificação não estava funcionando direito? Porque o eixo da bomba estava gasto.
  19. Pergunta 5: Por que ele estava gasto? Porque não foi realizada a manutenção e entrou sujeira.
  20. 45. Ao repetir “Por quê” cinco vezes foi possível identificar a verdadeira causa. ELIMINAÇÃO DA CAUSA: Colocar um filtro na bomba de lubrificação Se não tivessem feito essa série de perguntas, poderiam ter optado por uma contramedida intermediária: a troca de fusível (o que seria uma ação de contenção apenas e não a solução da real causa).
  21. 46. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO O diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é um método de localizar a causa original de um problema. Cada "espinha" desse diagrama representa uma causa que contribui para o problema. DIRETRIZES MÁQUINAS MÃO DE OBRA INSTALAÇÕES MATERIAIS MÉTODO EFEITO
  22. 48. BRAINSTORMING (CHUVA DE IDEIAS) A técnica de Brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.
  23. 49. Algumas regras importantes: - Criar um ambiente propício para a discussão de ideias; - Foco na Qualidade de Ideias; - Agrupar as idéias que tenham o mesmo caminho; - Deixar a imaginação fluir e não considerar ideias como absurdas.
  24. 50. PLANO DE AÇÃO – 5W2H Após a identificação da causa raiz do problema, é preciso realizar uma análise para verificar quais são as ações necessárias para a eliminação do problema evitando a sua repetição e registrar em documento específico. What Why Where When Who How How Much
  25. 51. ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES EXECUTADAS Durante a implementação das ações planejadas é necessário que todas as etapas e os resultados de cada ação sejam registradas. Se alguma ação não estiver dentro do prazo estipulado, o Plano de Ação deve ser revisado e uma nova data estabelecida.
  26. 52. EFICÁCIA DA AÇÃO CORRETIVA Após a implementação da ação, realize uma análise com a área responsável pela não-conformidade, para verificar se a ação tomada foi eficaz. Os resultados devem ser documentados. Se a ação for considerada eficaz a Análise Corretiva deve ser finalizada. Caso a ação não tenha sido eficaz, uma nova ação corretiva será aberta e todos as etapas devem ser seguidas novamente.
  27. 53. CONTROLE DAS SOLICITAÇÕES DE AÇÕES CORRETIVAS Todas as Solicitações de Ações Corretivas abertas devem ser registradas no formulário Controle de Ação Corretiva para controle da implementação e verificação da eficácia das ações corretivas.
  28. 54. AÇÃO CORRETIVA Identificação da não conformidade Identificar a causa raiz da não conformidade detectada Definir o plano de ação (diagrama 5w2h) Realizar as ações para eliminar a não conformidade Follow-up (acompanhamento) das ações a serem implementadas Análise de Eficácia das ações implementadas Produto NC e/ou Correção
  29. 55. AÇÃO PREVENTIVA Identificação da não conformidade POTENCIAL Identificar a causa raiz da não conformidade potencial detectada Definir o plano de ação (diagrama 5w2h) Realizar as ações para EVITAR a não conformidade potencial Follow-up (acompanhamento) das ações a serem implementadas Análise de Eficácia das ações implementadas
  30. 56. EXEMPLO DE NÃO CONFORMIDADES POTENCIAIS Risco de acidente com pedestres no estacionamento por falta de padronização de estacionar os veículos. O acidente nunca aconteceu, mas poderá acontecer. Resultado de indicador com tendência a sair fora da meta estipulada A meta não deixou de ser atingida, mas está próxima de deixar caso uma ação não seja realizada
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais