Buscar

o que é politica monetária ?

💡 4 Respostas

User badge image

Mayra Thaís

Política Monetária é uma política do governo usada para controlar os indices de inflatação. De maneira geral é uma ferramenta para controlar a oferta e demanda do uso da moeda para equilibrar um sistema econômico. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

---

As instituições públicas podem interferir na economia capitalista contemporânea de diferentes maneiras. Uma das maneiras é através da criação e execução das chamadas políticas monetárias, com o intuito de interferir na economia e, dessa forma, garantir um maior bem-estar social para a população.


## As políticas monetárias são o conjunto de ações que ocorrem sob responsabilidade e tutela do Estado. No geral, são medidas relacionadas com a determinação da quantidade de moeda em circulação e de variações na taxa de juros. As políticas monetárias podem ser contracionistas (ao causarem redução da atividade econômica em nome de um bem maior) ou expansionistas (ao aumentarem a atividade econômica em nome de um bem maior). E tudo isso ocorreria com o objetivo de garantir maior bem-estar social da população em algum período de tempo, seja curto, médio ou longo prazo, seguindo os interesses econômicos, políticos e sociais da equipe de governo e da autoridade monetária responsável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais