Buscar

Como funciona a aplicação das normas no tempo e no espaço?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Introdução ao Estudo de Direito.


Para a aplicação de uma norma no tempo temos as seguintes situações:

•Se esta norma pode ser aplicada no passado, a nova lei terá um efeito regressivo (Retroatividade da nova norma)

•Se esta norma pode ser aplicada no presente, seu efeito é imediato.

•Se a norma antiga é valida no futuro e já está imperando uma nova norma, o efeito da norma antiga é prolongado. (Sobrevivência da norma antiga)

Para a aplicação de uma norma no espaço, a norma deve respeitar os limites territoriais do Estado que a criou (Princípio da territorialidade). Porém, no tratamento de relações jurídicas entre pessoas de outros países, a norma respeita o princípio da extraterritorialidade. A partir deste princípio, é permitido o emprego de leis de outros Estados, conforme princípios e convenções internacionais.


Sendo assim, a aplicação de uma norma no tempo respeita as denominações de Retroatividade da Nova Norma, do Efeito Imediato da Nova Norma e da Sobrevivência da Lei Antiga.

Já a aplicação de uma norma no espaço respeita os princípios da territorialidade e da extraterritorialidade, para a abrangência de relações jurídicas estabelecida entre pessoas de diversos países.

1
Dislike0
User badge image

Beatriz Costa

A temporalidade é elemento constitutivo seu, pois tem vida, que se faz e se desfaz, uma vez que é alterável, revogável e substituível (ob. cit., pág. 338).(2)
KELSEN nos ensina que:
A vigencia das normas jurídicas é espacio-temporal na medida em que elas tem por conteúdo processo espácio-temporais (3).

A respeito de tais ensinamentos, vemos que a norma jurídica nasce para uma finalidade centrada nela própria, visto que veio da necessidade premente de se estabelecer um objetivo social, aplicando-se num determinado momento no tempo enquanto vigore ou num determinado espaço que a situação nele prevista perdure, pois ela mesma irá dizer quando de sua publicação nos repositórios oficiais jurídicos.
A norma jurídica não pode ser comparada como um espírito a flanar no tempo e no espaço, pois como coisa concreta, está no seio da sociedade controlando tudo e a todos os que delas necessitam e se submetem.
Como um turbilhão, a norma jurídica envolve aos seus fins, toda e qualquer finalidade, específica ou não, de trazer e fazer o que nelas estabelecem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais