Buscar

O que foi a guerra fria? Alguém poderia me explicar

💡 3 Respostas

User badge image

marieli de oliveira

A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética disputaram a hegemonia política, econômica e militar no mundo.A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar, em outros países, os seus sistemas políticos e econômicos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A questão é sobre geopolítica e envolve o conflito que marcou a segunda metade do século XX: a Guerra Fria. Buscaremos contextualiza-la, identificar seus atores principais e analisar suas consequências.A Guerra Fria foi um conflito indireto iniciado pelos Estados Unidos (EUA) e pela antiga União Soviética (URSS) após o final da Segunda Guerra Mundial. Cada superpotência representava uma ideologia distinta: o capitalismo no caso dos EUA e o socialismo na URSS. Ambas disputavam a supremacia ideológica e militar sobre o planeta, com cada uma mantendo uma zona de influência ao redor de si: América do Sul e a Europa ocidental para os EUA e Europa oriental e Ásia Central, para a URSS. Foram assinados tratados de cooperação militar entre os países de cada bloco: a OTAN (Organização Militar do Atlântico Norte), no lado capitalista, e o Pacto de Varsóvia, no lado comunista.Tal disputa indireta resultou na Corrida Espacial, responsável por levar o homem a Lua, e na Corrida Armamentista, que resultou no aumento exponencial no número de armas nucleares em posse dos dois países. O ápice das tensões ocorreu durante a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, quando o planeta chegou perto de presenciar uma guerra nuclear.Embora a garantia de uma auto-aniquilação mútua tenha evitado um confronto direto entre os dois países, a Guerra Fria levou a ocorrência de guerras “quentes” em outros países, em que cada lado beligerante era apoiado por uma superpotência. Foram os casos da Guerra da Coréia e da Guerra do Vietnã. Outras consequências da disputa foram a ascensão de ditaduras militares na América do Sul, apoiadas pelos EUA.A Guerra Fria terminou ao final da década de 1980, quando a crise no bloco comunista levou a URSS a se aproximar dos EUA e dos países ocidentais em busca de apoio econômico. Ela tem seu fim simbolizado na queda do muro de Berlim, em 1989, evento que marca a reunificação da Alemanha. Logo em seguida, ao final de 1992, a própria URSS seria dissolvida.Em resumo, a Guerra Fria foi uma disputa indireta pela hegemonia militar, tecnológica e econômica entre as duas superpotências dominantes na segunda metade do século XX: EUA e URSS, que levou, entre outras consequências, à Corrida Espacial e à Corrida Armamentista.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais