Buscar

Diversidade Etnico Cultural

  Considerando que na história brasileira, originalmente, a palavra quilombo se referia aos ambientes apropriados pelos escravos que fugiam e resistiam à escravidão, e a partir dos quais constituam espaços e modos de vida próprios, assinale a alternativa INCORRETA:
 

  a.

  Os quilombolas são territórios exclusivamente onde viveram escravos ou seus descendentes em terras públicas. 

 

  b.

Há territórios quilombolas até mesmo em propriedades cujos donos as abandonaram parcialmente, situações comuns, por exemplo, com a produção do algodão no sertão nordestino. 
 

  c.

O termo quilombola, expressão usada para terras onde negros oriundos de antigas famílias de escravos ainda vivem atualmente, não tem relação direta somente com as antigas localidades de fugas de escravos do passado.
 

  d.

  Há também casos de terras onde esses se situam e que foram desapropriadas dos antigos jesuítas, por doação ou concessão de terras de antigos proprietários rurais. 
 

  e.

Muitas vezes eram territórios móveis, pois à medida que tais espaços eram descobertos, eram buscados novos locais para se viver. O mais conhecido desses quilombos no Brasil foi o de Palmares, situado na região de Alagoas. 

💡 12 Respostas

User badge image

Estudante PD

(a) é incorreta

28
Dislike0
User badge image

Estudante PD

curte minha resposta. obrigado!

20
Dislike0
User badge image

General FF

letra a

9
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais