Buscar

Sob que aspecto ou perspectiva, o constitucionalismo se revela como corpo normativo como forma de limitação do exercício do poder político?Por quê?

💡 2 Respostas

User badge image

Carla Silva

wswswswswswswswswswswswsrioçhssssssssg

0
Dislike1
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

As Constituições possuem diversas previsões normativas que conferem direitos e garantias, bem como impõem deveres e obrigações que se dirigem tanto ao povo, quanto ao poder constituído.

É que os poderes constituídos (Executivo, Legislativo, Judiciário e instituições autônomas, como o MP, os Tribunais de Contas, etc.) não podem agir senão nos estritos termos da constituição vigente. Assim, exemplificativamente, o Poder Executivo não pode confiscar bens particulares de forma arbitrária, em razão de eventual desequilíbrio fiscal enfrentado pelo Estado. Da mesma forma, o Poder Judiciário não pode impor sentença que não observe o contraditório e a ampla defesa, bem como não pode o Legislativo editar norma que prevê a pena de morte no caso de prática de crimes hediondos.

No Brasil, as constituições passam a ter força normativa a partir de 1988, deixando de ser uma carta política, com meras recomendações, mas passando a ser um verdadeiro diploma que prevê direitos e garantias, bem como impõe deveres e obrigações que, se não atendidos, geram consequências jurídicas, tais como inconstitucionalidade de normas, impeachment, crimes de responsabilidade, intervenção federal, concessão de Habeas Corpus, Mandado de Segurança ou Habeas Data, dentre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais