Buscar

Qual a diferença entre artéria e veia?

💡 1 Resposta

User badge image

lara tavares

Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção aos átrios do coração.

 A diferença entre veia, artéria e capilar pode ser encontrada no calibre de cada vaso e no caminho que o 

Os vasos sanguíneos garantem a circulação do sangue impulsionado pelo coração

Os vasos sanguíneos garantem a circulação do sangue impulsionado pelo coração

Os vasos sanguíneos, assim como o coração, são componentes do sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório. Apesar de todos serem vasos que transportam sangue, existem algumas diferenças básicas entre veia, artéria e capilar.

→ Característica comum aos vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos normalmente são formados por algumas camadas (túnicas) em comum: a túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. A túnica íntima, camada mais interna, é formada por células endoteliais que se apoiam em tecido conjuntivo. Em seguida, temos a túnica média, formada por células musculares lisas e tecido elástico. Nais externamente, temos a túnica adventícia, formada principalmente por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo frouxo.

Mapa Mental: Vasos Sanguíneos

 

→ Artérias

As artérias saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medida que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos.

As artérias transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes. Como dito anteriormente, os vasos sanguíneos, de uma maneira geral, apresentam três túnicas, entretanto, nas artérias maiores, a túnica média é bem mais espessa e rica em fibras elásticas quando comparada a outros vasos.

Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia
Observe a espessura da túnica média da artéria e da veia

→ Veias

As veias resultam da convergência de vasos sanguíneos, que se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.

A tarefa principal das veias é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. Como algumas veias transportam sangue contra a gravidade e a pressão sanguínea é baixa, essas estruturas apresentam algumas válvulas. Essas válvulas, formadas por pregas da túnica íntima, garantem o fluxo correto do sangue em direção ao coração.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais