Buscar

Quais são os conceitos de:

a) Direito?

b) Moral?

c) Qual a diferença entre eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Galante

de acordo com kelsen, Direito é deprovido de valorização e criado para disciplinar as ações humana, seja de forma impositiva ou não.

Moral é conjunto de valoração de determinada sociedade, unido concepções historicas, religiosas e eticas que empregam em determinada sociedade.

A grande diferença que os 2 apresentam seria na valorização,pois kelsen acredita que a normal pura não pode ser desestabilzada devido valoração moral.

OBS: formule melhor suas perguntas, pois se fosse segundo Realle já seria uma resposta bem divergente desta, já que ele acredita na tridimensionalidade,por exemplo.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A palavra moral decorre sociologicamente de mores, que sob esse sentido pode ser compreendida como o conjunto de práticas, de costumes, de usos, de padrões de conduta em determinado seguimento social. Nesse sentido, cada povo, cada época, cada setor da sociedade possui seu próprio padrão, sua própria moral.

A norma moral determina ao homem qual a conduta a seguir para o seu aperfeiçoamento como homem, entre as possíveis condutas dele próprio.

Já as normas do direito buscam o bem social, orientam condutas para concretizar valores sociais, e são doadas de multilateralidade, atributividade e coercibilidade.

A maioria dos estudiosos entendem que desde as primeiras experiências do Direito em sociedades, este fora influenciado pela norma moral existente, e permanece sendo nas sociedades contemporâneas.

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. 

Diversas teorias tentam explicar a relação entre Moral e Direito, como por exemplo:

  • Tese da identidade: mandamentos morais e jurídicos coincidem;
  • Tese do mínimo ético: o Direito é apenas o mínimo de moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver (Jeremias Bentham). Assim, o direito é parte da moral – teoria superada, já que não é exato dizer que tudo do direito é moral (amoralidade e imoralidade);
  • Tese da moral como mínimo jurídico: as regras morais constituem o núcleo do direito que compreende muitas normas moralmente indiferentes;
  • Tese da conexão: as regras jurídicas são apresentadas como as morais, sendo impossível criar e interpretar o direito sem levar em consideração a moral;
  • Tese da separação: plena e absoluta separação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais