Buscar

Explique o ciclo da malária .

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

No homem, pela picada do Anopheles, formas infectantes do parasita, conhecidas como esporozoítos, abandonam as glândulas salivares do inseto e invadem o organismo humano. 
Dirigem-se, pelo sangue, até as células do fígado, onde se multiplicam. 
Depois, abandonam o fígado e invadem hemácias. 
Dentro da hemácia, consomem hemoglobina, tornando-se trofozoítos. 
Pela Esquizogonia (reprodução assexuada múltipla por mitose), cada trofozoíto origina cerca de 36 células filhas, chamadas de merozoítos. 
Os merozoítos provocam a lise (ruptura) da hemácia, e ficam livre no sangue. Daí podem invadir novas hemácia, como anteriormente, ou invadir hemácias jovens da medula. 
Após um tempo, os merozoítos transformam-se em células sexuais, sendo o macrogametócito (fêmea)e o microgametócito(macho). Porém não chegam a formar gametas no homem. 
Após ser picado por um Anopheles fêmea, estes sugam os gametócitos, e dentro de seu organismo ocorre a fecundação, e a formação do zigoto 
Os zigotos penetram nas células intestinais e se incistam. Dentro do cisto ocorre a esporogônio (reprodução assexuada por meiose), chegando uma fase que arrebentam o cisto e os esporozoítos migram para as glândulas salivares do inseto. 
A partir daí, o Anopheles é capaz de infectar outras vítimas e dar continuidade ao ciclo.  O homem é o hospedeiro intermediário (H.I.) onde ocorre reprodução assexuada, e o mosquito é o hospedeiro definitivo (H.D.) onde ocorre reprodução sexuada

2
Dislike0
User badge image

Mayara Pallottini

  • Esporozoítos: é a forma infectante, é o que sai na saliva do mosquito. O mosquito tem na sua probocida dois canais, um suga (sangue) e o outro solta (parasita, anticoagulante, anestésico). Quando o mosquito então solta o parasita na forma esporozoita ele cai na corrente sanguínea, porém o mesmo não consegue fazer nada nessa forma, então ele vai até o fígado e assume a forma exo-eritrocítica (Trofozoita - Esquizonte).
  • Exo-eritrocítica (Trofozoita - Esquizonte): quando ele está no hepatócito ele cria um vacúolo para conseguir se “esconder” do organismo, lá ele começa a se reproduzir de forma assexuada e se multiplicar, o hepatócito não aguenta e se rompe o bicho então assume a forma merozoíto.
  • Merozóito: quando ocorre o rompimento o parasita assume essa forma e retorna ao sangue dessa vez está mais forte e com uma “cara” nova, ele então invade os glóbulos vermelhos (hemácias) e assume a forma eritrocítica (Esquizonte).
  • Eritrocítica (Esquizonte): já dentro da hemácia ele se reproduz de forma assexuada novamente, ele pode ficar se reproduzindo sem formar nada e rompe a hemácia ou pode formar microgametócito (características femininas) ou macrogametócito (característica masculina) e então o ciclo para.
  • Os microgametócitos ou macrogametócitos ficam dentro da hemácia circulando na corrente sanguínea , o mosquito pica o indivíduo e suga esses bichos, eles vão para o estômago do mosquito, lá eles se reproduzem de forma sexuada e formam oocisto.
  • Oocisto: dentro de cada oocisto tem dois esporocistos, dentro de cada esporocisto tem quatro esporozoíto, portanto, cada oocisto produz oito esporozoita. Depois que são formados eles explodem e sai esses oito esporozoítos, que é a forma infectante, então o mosquito pica outra pessoa e assim vai espalhando o parasita.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais