Bruna Gatto Gretter
Conforme a fonte :http://jus.com.br/forum/69848/direito-material-e-direito-processual
Chama-se direito processual o complexo de normas e princípios que regem tal método de trabalho, ou seja, o exercício conjugado da jurisdição pelo Estado-juiz, da ação pelo demandante e da defesa pelo demandado.
Direito material é o corpo de normas que disciplinam as relações jurídicas referentes a bens e utilidades da vida (direito civil, penal, administrativo, comercial, tributário, trabalhista etc).
O que distingue fundamentalmente direito material e direito processual é que este cuida das relações dos sujeitos processuais, da posição de cada um deles no processo, da forma de se proceder aos atos deste - sem nada dizer quanto ao bem da vida que é objeto do interesse primário das pessoas (o que entra na órbita do direito substancial).
O direito processual é, assim, do ponto-de-vista de sua função jurídica, um instrumento a serviço do direito material: todos os seus institutos básicos (jurisdição, ação, exceção, processo) são concebidos e justificam-se no quadro das instituições do Estado pela necessidade de garantir a autoridade do ordenamento jurídico. O objeto do direito processual reside precisamente nesses institutos e eles concorrem decisivamente para dar-lhe sua própria individualidade e distingui-lo do direito material.
Lyra
perfeita a colocação da Bruna...
obs: na direito processual você também tem uma relação jurídica, mas é uma relação jurídica diferente da relação material. Você não deve confundir essas duas relações jurídicas, sobretudo pq na relação processual você tem a presença do Estado-juiz.
obs: o processo perdeu aquele rigor formal de outrora, hoje prevalece o princípio da instrumentalidade das formas, como a Bruna bem colocou, o processo é um instrumento para a realização do direito material. Apenas observo para a existência de uma relação simbiótica, ou seja, de aproveitamenteo mútuo, pois o processo não é escravo do direito material, ele também tem sua importância. a relação entre o direito material e o processual é cíclica!
ROBSON GUERREIRO
Eu odeio respostas muito verbalizadas. Meu querido!
Direito material: é aquele que será aplicado ao caso concreto (Código civil, código penal, por exemplo)
Direito processual: é aquele que irá orientar o juiz a como fazer para aplicar o Direito material (Direito processual civil, Direito processual penal, por exemplo)
Resumindo: Direito processual é o caminho para chegar até o fim, que é a aplicação do Direito material.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Processual Civil I
•UNIMONTE
Mateus Carvalho
Direito Processual Civil I
•UNOPAR
Karlynne Dos Santos
Compartilhar