Buscar

O que foi o decreto lei ?

💡 2 Respostas

User badge image

Mendes

Bom dia Alessandra

Um decreto-lei é um decreto emanado pelo poder executivo e não pelo poder legislativo que tem força de lei. Os decretos-leis são normalmente uma ferramenta do chefe do poder executivo para dar imediata efetividade para um desejo político da administração. O abuso na promulgação de decretos-leis é normalmente um indicador de problemas no equilíbrio entre os poderes do Estado. 

No Brasil, os decretos-leis tiveram um grande número de publicações durante o Estado Novo e a Ditadura Militar, quando o poder executivo tinha um poder supremo sobre os demais poderes governamentais. Atualmente não é mais possível a produção de um decreto-lei. Curiosidade: O Código Penal é um decreto-lei instituído por Getúlio Vargas em seu mandato. 

O Decreto-lei foi substituido pela medida provisória segundo dispõe o art. 62, da Carta Maior. 

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O decreto-lei era um ato normativo emanado pelo Poder Executivo que pressupunha alternativamente urgência ou interesse público relevante, além de outras condições, podendo ser utilizado apenas em situações excepcionais, vez que, como é cediço, em um Estado presidencialista, a regra é que as leis sejam emanadas pelo Poder Legislativo.

Historicamente, os decretos-lei foram muito utilizados nas épocas pouco democráticas do país, tais quais a ditadura militar, e o Estado Novo.

Atualmente a figura do decreto-lei já não é mais utilizada, vez que o instrumento fora substituido posteriormente pela similar Medida Provisória, a qual possui como requisitos a relevância urgência, cumulativamente, além de outras diferenças.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais