Buscar

A articulação do corpo das vértebras e cabeça da costela atlanto axial é temporomandibukar são classificadas como ?

💡 4 Respostas

User badge image

Brenda Vaz

Articulações sinoviais trocoides!

0
Dislike0
User badge image

THAMIRES FERREIRA

Sinovial plana, sinovial em pivô e sinovial condilar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre anatomia humana, mais especificamente sobre anatomia das articulações.
As articulações são junções entre as partes rígidas do esqueleto, como por exemplo, ossos. Podem exibir várias formas e funções. Podem não apresentar movimento, como as lâminas epifisais, podem apresentar um movimento pequeno, como os dentes em seus alvéolos; e podem apresentar total mobilidade, como a articulação do ombro.
A articulação temporomandibular (ATM) é sinovial do tipo gínglimo , que faz o movimento de translação, ou seja, escorregamento e uma pequena rotação. Também faz os movimentos de flexão, onde ocorre a elevação e extensão, onde ocorre o abaixamento da mandíbula, que geralmente, estão presentes nas articulações do tipo gínglimo.
Existem três articulações atlantoaxiais: duas laterais, direita e esquerda, entre as vertebras C1 e C2, e uma mediana entre o dente de C2 e o arco anterior do atlas. As laterais são sinoviais planas e mediana é trocóidea.

As articulações sinoviais planas fazem movimentos de escorregamento no plano das faces articulares. As superfícies dos ossos que se articulam são planas ou quase planas e possuem um movimento limitado por suas cápsulas articulares firmes.

As articulações trocoideas são uniaxiais, ou seja, fazem rotação em torno de um eixo central. Nessas articulações, um processo arredondado de osso gira dentro de uma bainha ou anel. Como na atlantoaxial mediana, que o atlas faz rotação em torno do dente do áxis, durante a rotação da cabeça.


As articulações da cabeça da costela são do tipo sinovial plana.
As articulações dos corpos vertebrais são articulações cartilagíneas secundárias, chamadas de sínfises que possuem a função de sustentar o peso e ser resistentes. São fortes, móveis e unidas por fibrocartilagem. A ligação dos corpos vertebrais é feita pelos discos intervertebrais fibrocartilagíneos que são formados por tecido conjuntivo, que proporcionam à coluna vertebral resistência e absorção de choque, além de considerável flexibilidade podendo fazer extensão, flexão, rotação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais