Quais são e quantas são as leis na obras Leviatã de Hobbes?
Eric Cyprian
Pezada Simone essas são as leis:
1ª Lei Natural: procurar a paz; Esforçar-se pela paz como artifício de segurança; caso não se obtenha a paz pelo esforço prévio, utilizar dos meios disponíveis de guerra (Direito de Natureza).
2ª Lei Natural: renúncia ao direito sobre todas as coisas; o pacto. É necessário que os homens transfiram seus direitos a um soberano ou assembléia com o fim de alcançar a paz e a segurança. Quando os homens não têm um poder maior que lhes obriga a cumprir o contrato, o pacto é nulo, um juramento, simplesmente, não assegura a obrigação.
3ª Lei Natural: justiça; garantia de cumprimento do pacto. Quem rompe com o pacto é culpado pela guerra, está assumindo contar apenas com as próprias forças, deverá ser punido. Uma vez que o homem descumpre um pacto, ele gera a injustiça e estimula outros a fazerem o mesmo com ele; logo, a justiça segue a razão, e é uma lei natural . É necessário haver um poder coercitivo para obrigar os homens que cumpram com suas palavras, um poder civil, o Estado. Onde este não existe, entende-se que não há a injustiça, e, logo, não há propriedade.
4ª Lei Natural: Gratidão; quem recebeu benefício de outro por simples graça deve esforçar-se para que o doador não tenha motivos para arrepender-se, pois, quem doa voluntariamente algo, espera algo em troca; caso isso não ocorra, não haverá como sair do estado de guerra.
5ª Lei Natural: esforçar-se para acomodar-se aos outros (diversidade de afecções); quem é resistente a essa lei, deve ser expulso da sociedade.
6ª Lei Natural: perdão (garantia de paz)
7ª Lei Natural: na vingança, i.e., na retribuição do mal com o mal, os homens não devem dar importância ao mal passado, somente ao bem futuro; trata-se de uma lei consequente à anterior.
8ª Lei Natural: não demonstrar ódio ou desprezo por outrem; no caso de infração, a punição é a humilhação.
9ª Lei Natural: reconhecer os outros como iguais por natureza, pois todos os homens são iguais e tentar se mostrar superior não cabe às leis naturais; a infração desta lei é o orgulho.
10ª Lei Natural: Ao se iniciar as condições de paz, ninguém pretenda reservar para si um direito que não aceite também ser admitido a outros, não impor que abram mão dos direitos que também não quer se privar. Quem aceita essa lei é modesto, quem não a acata é arrogante.
11ª Lei Natural: um juiz eleito tem que tratar as partes equitativamente (equidade ou justiça distributiva), a infração dessa lei é a acepção de pessoas.
12ª, 13ª e 14ª Leis Naturais: Tudo aquilo que não pode ser dividido deve ser gozado em comum. O que não pode nem ser divido e nem ser gozadoem comum deve ser sorteado. O sorteio pode ser feito de maneira arbitrária de maneira a conceder em acordo a um dos indivíduos, como ocorre a concessão a um primogênito de uma herança.
15ª Lei Natural: Os mediadores da paz devem ter salvo-conduto porque esse é o meio para a intercessão.
16ª e 17ª Leis Naturais: Mediante controvérsia deve se estabelecer um árbitro e a este devem se submeter os indivíduos. Quando uma causa não é mediada por um árbitro e causou guerra: trata-se de uma guerra contra a lei de natureza.
18ª Lei Natural: Posto que cada um procura o seu próprio benefício, ninguém pode ser o seu próprio juiz.
19ª Lei Natural: No caso de uma controvérsia, um juiz deve ouvir o testemunho de uma terceira, quarta ou até mais pessoas pois não pode ser parcial.
Eric Cyprian
"prezada"
simone silva de paiva
Obrigada Eric.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Ciência Política I
•ESTÁCIO
Jaynne Salgueiro
Compartilhar