Buscar

qual a diferença entre o nazismo e o fascismo ?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

CONTEXTUALIZAÇÃO

Entre os inúmeros movimentos sociais e políticos que existiram ao longo da história, pode-se destacar o movimento conhecido por fascismo e aquele conhecido por nazismo. Ambos os movimentos têm forte caráter político e ocorreram em diversos territórios em algum período histórico. Neste caso, tomaremos como exemplo o movimento nazista na Alemanha e o movimento fascista da Itália.


RESOLUÇÃO

Começaremos pelo fascismo. Este movimento é considerado como sendo um movimento ou regime político que existiu, por exemplo, na Itália, no século XX. Foi fundado por Mussolini em 1919 e passou a se organizar na forma de partido político a partir de 1921. No geral, o movimento conta com uma grande autoridade que orienta a organização do movimento a partir da organização das massas. Foi um movimento que surgiu num momento de crise, assim como o nazismo. Entre as principais características do movimento fascista, destaca-se o fato de ter pregado o antiliberalismo, o nacionalismo, o autoritarismo, o militarismo, a defesa da segurança nacional, a religião como forma de manipulação, entre outras características. Também era favorável à manutenção da existência do grande capital, mas era desfavorável à existência do movimento sindical e anarquista. Agora, em relação ao nazismo, este movimento teve grande importância histórica na Alemanha de Adolf Hitler. Entre as diversas diferenças de fundamentação dos movimentos nazista e fascista, destaca-se o fato de que o movimento nazista apresentava como bases as ideias da supremacia da raça ariana e a ideia de extinção de outras raças; estas que não estavam incluídas no programa fascista. A maior similaridade, no entanto, se dá no fato de que ambos os movimentos conseguiram manipular as massas em grande medida.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais