Buscar

o q foi a lei afonso arinos?

💡 4 Respostas

User badge image

Láysa Guerra

Lei Afonso Arinos (Lei 1390/51 de 3 de julho de 1951) é uma lei proposta por Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) e promulgada por Getúlio Vargas em 3 de julho de 1951 que proíbe a discriminação racial no Brasil. É o primeiro código brasileiro a incluir entre as contravenções penais a prática de atos resultantes de preconceito de raça e cor da pele.

  • A lei prevê igualdade de tratamento e direitos iguais. Nenhum estabelecimento pode maltratar ou deixar de atender o cliente por preconceito de cor de pele. Nesse caso, o agressor e o responsável pelo estabelecimento comercial pode sofrer um processo de contravenção. Em caso de funcionário público, a pena prevista é a perda do cargo e em caso de reincidencia, pode ser embargado o estabelecimento público.
  • Há críticas quanto à aplicação da lei, principalmente em lugares de maior intimidade ou no interior do lar e que pune apenas em lugares públicos.
  • Além disso, a punição pode ocorrer apenas no caso de flagrante ou após confirmação de testemunhas e do próprio acusado, e por essas razões o ofensor geralmente livra-se da pena.
  • Por outro lado, há também críticas, quanto ao fato de a Lei permitir que o Estado se envolva em questões meramente privadas e que, desta forma, poderia estar violando as liberdades de expressão e o direito de propriedade, garantidos pela Constituição da República.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História.


A Lei Afonso Arinos é a denominação popularmente dada para a Lei 1390/51 de 3 de julho de 1951, proposta por Afonso Arinos de Melo Franco e promulgada por Getúlio Vargas.


A Lei Afonso Arinos proibia a discriminação racial no Brasil, sendo um marco por constituir o primeiro código brasileiro contra a prática de atos de preconceito de de raça e cor da pele.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Foi uma importante lei proposta por Afonso Arinos que foi regulamentada em 1951 sob o regime de Getúlio Vargas que proibia o preconceito por conta de raça ou cor da pele.

Convém ressaltar que a mesma é um grande marco na luta contra o preconceito no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais