Buscar

Assim como a sociedade é dinâmica e sofre modificações, a língua também sofre alterações.

PERGUNTA 4

  1. Assim como a sociedade é dinâmica e sofre modificações, a língua também sofre alterações. As variações diacrônicas são aquelas que ocorrem por meio da evolução da língua ao longo do tempo. As demais variações linguísticas são sincrônicas, ou seja, acontecem em um mesmo período histórico, em um recorte de tempo específico. Uma das variações sincrônicas é a diastrática, que está relacionada à classe econômica, ao grupo social, à escolaridade, ao gênero, à idade ou à profissão do falante. Um exemplo são os jargões profissionais da área de tecnologia da informação, como bug e networking. Selecione, a seguir, a alternativa correta relacionada ao conceito e ao exemplo de outra variação linguística sincrônica, a variação diafásica.

       

    A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante está inserido, segundo seu nível de formalidade, por exemplo, um convite formal na modalidade escrita, como: "Caro cliente, compareça a nossa sede para uma celebração alusiva ao nosso aniversário de 20 anos de fundação".

       

    A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante suprime informação, por exemplo, uma pessoa que recebe uma mensagem e entende de acordo com sua realidade, como em um aviso exposto em um condomínio, em que o autor não insere a data: "Amanhã inicia a reforma do prédio. Por favor, todos os condôminos devem retirar seus carros".

       

    A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante não está presente na fala, por exemplo, um comunicado feito em nome de uma organização, como: "Caro cliente, compareça a nossa sede para uma celebração alusiva ao nosso aniversário de 20 anos de fundação".

       

    A variação diafásica está relacionada à situação de comunicação em que o falante alcança o maior número de pessoas, por exemplo, uma matéria jornalística publicada em um site de notícias internacionais, como: "Novo acordo da ONU será debatido em reunião durante a realização do Congresso da Paz".

       

    A variação diafásica está relacionada à região de onde o falante está se comunicando, por exemplo, se o seu lugar de origem é outro estado brasileiro, um mesmo objeto pode ser conhecido com diferentes nomes, como a pipa, também conhecida, em algumas regiões, como papagaio, arraia ou tapioca.

0,6 pontos   

PERGUNTA 5

  1. Ao ler ou produzir um texto, sem perceber, o autor ou o leitor ativa processos sociocognitivos e recorre a três tipos de conhecimentos armazenados em sua mente: o linguístico, o enciclopédico e o interacional. Selecione, a seguir, a alternativa correta relacionada ao que se refere o conhecimento enciclopédico.

       

    O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de mundo, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na memória do computador, a partir de trabalhos gravados.

       

    O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de mundo, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na memória, a partir de vivências e experiências diversas.

       

    O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de livro, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na memória, a partir de vivências e experiências diversas.

       

    O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de livro, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na memória do computador, a partir de arquivos selecionados.

       

    O conhecimento enciclopédico, ou conhecimento de mundo, é ativado quando se aciona o repertório de informações armazenado na vida, a partir de vivências e experiências específicas.

 

💡 1 Resposta

User badge image

sil borovicc

4: 

Bom, a variação diafásica nada mais é do que, a soma de diferentes palavras que podem vir a ser utilizadas num mesmo contexto.


Dessa forma, cabe a observação de espaços em relação, como ocorre na seguinte frase: Já que a pipa e o papagaio podem representar o mesmo objeto, porém tratam-se de regiões diferentes.

Isso se difere da tapioca, por exemplo, entre um lugar e outro, ela é conhecida pela mesma palavra seja no nordeste ou no norte do país.  

Mesmo, ela pode sendo feita da mesma fruta, mas com elementos que podem ser considerados diferentes.

 

 

 

5: ALTERNATIVA 5

 

Basicamente, o Conhecimento Enciclopédico é baseado no conhecimento adquirido na convivência com os pais, familiares e amigos.

Desta maneira, o Conhecimento Enciclopédico é aquele que fica armazenado em nossas memórias, de forma que seja possível utilizá-lo em outros momentos da vida.

Exemplo da utilização do Conhecimento Enciclopédico: 

lembrar de datas importantes, como aniversários dos pais e irmãos.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais