Buscar

Como realizar uma crítica à sistematização ao código civil ?

💡 5 Respostas

User badge image

Eric Cyprian

O Código Civil de 1916 não regulamentou o negócio jurídico como tal, preferindo trata-lo como ato jurídico. O atual Código adota a denominação negócio jurídico (arts. 104 ss).O Código anterior, ao definir ato jurídico no art. 81, estava, na realidade, referindo-se ao conceito já conhecido na época de negócio jurídico. O Código de 2002 preferiu não repetir a definição, mas o texto do Código passado é importante para a compreensão do tema.

O atual Código de 2002 suprime a disposição, cuja compreensão doutrinária está de há muito solidificada. Há várias hipóteses em que a aquisição dos direitos se dá sem que exista ato do adquirente ou sem que haja intermediação de outrem, como é o caso da prescrição, do aluvião, da herança, por exemplo. Por outro lado, se os direitos podem ser adquiridos por intermédio de outra pessoa, é evidente que poderão se adquiridos “para si ou para terceiros”, sendo desnecessário o inciso II.De nada adiantaria a existência dos direitos se o ordenamento jurídico não fornecesse ao titular meio de exercê-los, ou melhor, de defendê-los, caso fossem ameaçados ou houvessem sido tolhidos em seu exercício.

Comparando os dois Códigos vemos que o Direito deve ficar em constante evolução, acompanhando a sociedade. O Código anterior deixou várias lacunas que o novo preencheu.

Os artigos escritos no Código Civil de 1916 eram longos, cansativos e em sua maioria não tratava o assunto diretamente deixando seus leitores confusos.

Por outro lado, o Código Civil de 2002 é simples, claro, sucinto e direto fazendo com que os magistrados e até mesmo quem não tem conhecimento da lei possam ler e entender com maior facilidade o referido Código.

O novo Código Civil melhorou consideravelmente, trazendo-nos assim uma fácil interpretação e um ordenamento simples a todos.

7
Dislike0
User badge image

ingrid SANTOS

Vc pretende fazer uma critica isolada ou comparando com outro CC ??
1
Dislike0
User badge image

Yara Paiva

Pode ser comparado e/ou isolada, e mais precisamente do título VII atos unilaterais. Obrigada Eric Cyprian, contribuiu muito !!!
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados