Buscar

quais os pontos craniometricos?

💡 1 Resposta

User badge image

izildo freire

Glabela
Situa-se na área entre os arcos superciliares do osso frontal, acima dos ossos nasais. Em homens, a proeminência pode ser mais acentuada. Caracteriza-se esse ponto como a projeção mais anterior do crânio.
Násio
Ponto de interseção entre as suturas frontonasal (osso frontal e ossos nasais) e internasal (ossos nasais) do crânio, relacionado a uma área visivelmente deprimida do nariz.
Bregma
Ponto situado na parte superior do neurocrânio (calvária), formado pela junção das suturas coronal (osso frontal e ossos parietais) e sutura sagital (ossos parietais). Pode estar relacionado a um osso sutural.
Vértice
Definido como o ponto mais alto do crânio quando este está orientado no plano anatômico, este ponto craniométrico está relacionado à sutura sagital e aos ossos parietais e é utilizado para a medição da altura de um indivíduo.
Lambda

Determina o local de junção da sutura sagital e da sutura lambdóidea, pode ser palpado como uma depressão na parte posterior do crânio in vivo. Não raro está associado a um ou mais ossos suturais.

Ínio

Definido como a parte mais proeminente da protuberância occipital externa, o ínio representa um ponto palpável da região posterior do crânio no ser vivo, porém pode não ser evidente em mulheres.

Ptério

Região de junção do osso temporal (parte escamosa), do osso frontal, do osso parietal e da asa maior do esfenóide na região lateral da caixa craniana. Torna-se relevante pelo fato de estar sobre o trajeto da artéria meníngea média, a maior artéria responsável pela vascularização da dura-máter.

Astério

Localizado na parte inferolateral do crânio, esse ponto representa o encontro da sutura lambdóidea com as suturas parietomastóidea e occipitomastóidea. Tem forma de estrela, razão pela qual possui este nome (G. asterios, estrelado).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais